Doença Autoimune

1
2297
Foto: Internet.


É uma doença que não tem cura e muitas pessoas nem faz ideia que tem, porque sofrem desde criança e se adaptaram ao jeito disfuncional de viver. Exemplo: espondilite anquilosante são dores nas articulações (joelho, ombro e tornozelos), no quadril, na coluna (em parte ou toda), lombar (sazonal), rigidez matinal e em algumas pessoas podem também ter inchaços.

Há casos em que a espondilite anquilosante é altamente inflamatória. O aspecto emocional também está em ação, como o estresse do cotidiano. Cada autoimune tem suas peculiaridades e cada pessoa vivencia os sintomas de diferentes formas. Embora não haja cura, é perfeitamente atenuada com reeducação alimentar. Exemplo de alimentos que devam ser evitados: açúcares como lactose e sacarose; cereais que contém glúten; bebidas alcoólicas em excesso.

Antes de fazer uma dieta por conta, é recomendado procurar profissionais especializados para estes sintomas, que são os médicos com especialização em endocrinologia. Talvez uma pergunta tenha surgido em sua mente, que é: os nutricionistas não poderiam? A resposta é não, visto que, na grade curricular da maioria dos cursos que capacita um nutrólogo, as premissas da dieta do tipo sanguíneo, não é contemplada.

O médico endocrinologista, com base nos exames solicitados, irá prescrever uma dieta que equilibrará as vitaminas e sais minerais, necessários para determinado tipo sanguíneo, que na prática são seis, a saber: OO, AA, AO, BB, BO e AB, independente do fator RH. A prática de exercício físico é altamente recomendada, em especial os alongamentos. Ser fitness, só tem a ganhar, visto que, aumenta a imunidade e o corpo funciona melhor, a pele fica melhor, a concentração, a disposição e respiração também melhoram.

Apenas como ilustração sobre o tipo sanguíneo, imagine o corpo humano comparado com o motor a combustão, dos veículos, dois tipos: gasolina e diesel, se houver uma pequena alteração na composição destes combustíveis, o funcionamento do motor estará prejudicado e por consequência desgastará mais rápido. Com o corpo humano não é diferente, se não receber o alimento (“combustível”) correto, o organismo sofrerá as consequências.



1 COMENTÁRIO

Comments are closed.