Do velho mundo aos encantos latinos abertura da série “Música de Câmara” marca o terceiro dia de Gramado In Concert

0
328


Com o intuito de incluir várias peças solo ou em duo, partindo da tradição europeia e complementando com o rico folclore musical dos países latinos, o terceiro dia de Gramado In Concert, que aconteceu nesta segunda-feira (5) foi marcado pela abertura da série “Música de Câmara”. Os professores Douglas Braga (saxofone), Emmanuele Baldini (violino), Gabriel Marin (viola), Lucas Robatto (flauta solo) e o convidado Paulo Bergmann (piano) foram os responsáveis por emocionar o público, presente na ExpoGramado e de forma online, com um repertório com nítida influência africana convivendo com a tradição da música ocidental.

Além da programação diversificada, o evento deste ano marca também a retomada dos eventos culturais na região e a volta aos palcos para a maioria dos músicos. Emmanuele Baldini afirma que a orquestra da qual faz parte, em São Paulo, voltou relativamente cedo a trabalhar e que é um prazer ver o restante do Brasil voltando a uma certa normalidade. 
“Nós fazemos a nossa parte, seja nos cuidando, seja voltando a levar música ao vivo, porque por mais que seja importante o streaming, o virtual nunca substituirá um concerto ao vivo” – enfatiza. Lucas Robatto diz que a sensação de retomada é maravilhosa. “Porque a música é tocar em público, é interagir com os colegas”.

Devido às restrições impostas pela pandemia, neste ano as aulas com estes professores estão sendo realizadas no formato online, dando prioridade a instrumentos de sopro e cordas friccionadas. Ao todo, são quatorze oficinas que permitem aos alunos selecionados participarem de suas casas, tocando para o professor e recebendo orientações. Para facilitar o ensino, foram divididos dez alunos para cada turma. O músico Douglas Braga afirma nunca ter tido a experiência de dar uma aula online anteriormente e que tinha certo preconceito sobre o formato no início, mas que a pandemia o fez acostumar. 

“Com o tempo fomos desenvolvendo métodos para deixar as aulas mais interessantes, proveitosas e satisfatórias para ambos os lados. A recepção dos alunos é ótima”. Ele conta que o fato de ter uma equipe responsável pela captação de áudio, câmera e auxiliando em todo o processo facilita as aulas.
Sobre a escolha do repertório, os músicos comentam que foi um trabalho em conjunto com a responsável pelo recital, Olinda Allessandrini. “Ela nos falou as exigências por parte do festival e nós demos sugestões. Conseguimos chegar a uma programação extremamente diversificada e que abraça praticamente todas as épocas históricas, todas as regiões geográficas e isso é extremamente estimulante”, diz Baldini. 

Braga complementa o colega dizendo que cada um pôde fazer o que gosta de fazer. “Tocamos o que escolhemos tocar” e que a escolha dos artistas do repertório é uma oportunidade para o público buscar conhecê-los. Mas para isso, Baldini acredita ser um processo: “Não é música para ouvir de forma distraída, porque precisa de um pouco mais de empenho”. Segundo ele, algumas pessoas não estão abertas para receber esse tipo de arte, por optarem pelo imediatismo da cultura de massa. 

Para Lucas Robatto, o que se destaca no evento deste ano é a motivação. “Esse festival é motivação, é muito bonito de ver”. Ele acredita que por acontecer de forma híbrida e facilitar o acesso, o evento acabou ganhando mais público. O que é incentivado também por Gabriel Marin: “Eu acho fantástico que a movimentação de retomada dos eventos presenciais seja marcada pelo Gramado In Concert”. E convida: “Prestigiem!”.

O VII Gramado in Concert conta com a Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio da Golden Propriedades de Lazer, Copatrocínio da Sulgás – Viva com essa energia. Apoio de Florestal Candies, Caracol Chocolates, DylNet Telecom e Cristais de Gramado. Apoio institucional da Orquestra Sinfônica de Gramado e Eurochestries. Receptivo Oficial da Gramado Receptivo. Cia Aérea Oficial da Azul. Agência de Viagens oficial da Azul Linhas Aéreas. Hospedagem Oficial da Laghetto Hotéis. Agente Cultural da AM Produções. Promoção da Prefeitura de Gramado. Financiamento da Pro Cultura e Novas Façanhas na Cultura. Realização da GramadoTur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Confira a programação:

Dia 6 de julho
Vida e Poesia, a música de todos os tempos
Na programação desta noite, estarão reunidas a singeleza da música barroca, a nostálgica melodia eslava, o encanto da música cigana, os retalhos musicais típicos do início do século XX e a atmosfera romântica de Robert Schumann.

Dia 7 de julho
Efemérides. Celebrações anos 21.
Nesta noite teremos uma seleção de compositores nascidos ou falecidos em finais 21, em uma proposta interessante e enriquecedora. Estarão nesta escolha os seguintes compositores: Saint-Saens, Piazzolla, Bottesini, Vivaldi e Mozart.

Dia 8 de julho
Caminhos da Música – Entre Cordas e Sopros
A música de câmara será a condutora neste passeio por diferentes paisagens musicais. Na escolha entre Cordas e Sopros, são priorizados os Sopros, seja em madeiras ou metais. Partindo da suavidade da flauta, o programa vai sendo enriquecido por diferentes timbres, e encerra com o empolgante quinteto de metais.

Dia 9 de julho
Música séria ou divertida? Um convite à emoção.
Este programa abre com Beethoven e Villa-Lobos, em obras musicais de períodos contrastantes, carregadas de história e de emoção. Em seguida, propostas musicais divertidas, em que o bom humor aquece o palco!

Dia 10 de julho
Concerto de encerramento.

Ingressos presenciais:
As trocas devem ser feitas diretamente na Rua São Pedro, 185, no bairro Centro, em Gramado. Das 9 horas (da manhã) às 17 horas (fechando ao meio dia), de segunda a sexta-feira. Mais informações no telefone 3286 7343 ou 3286 2002.

Assista o evento online e gratuitamente:
Siga e acompanhe as redes sociais do VII Gramado in Concert, ali estão todas as informações sobre programação e horários. Acesse o canal no YouTube da edição para acompanhar as apresentações de onde quiseres.

Mais informações e programação completa: www.gramadoinconcert.com.br