Do que o seu melhor amigo precisa para ser feliz?

0
743

Olá! Todos nós amamos a companhia de um cão, não é mesmo? Porém, temos um sério problema: nem todos sabemos sobre as necessidades e os cuidados básicos que um cachorrinho precisa para ter uma boa vida, principalmente do conforto que necessita quando o adotamos. Mas não se preocupe, separei algumas dicas para lhe ajudar a proporcionar uma boa vida para o seu melhor amigo!

  • Adaptação do seu melhor amigo:

O processo de adaptação é um dos momentos mais importantes no que diz respeito ao conforto e confiança do canino em sua nova casa. Ele deve receber um local (caminha) em que se sinta à vontade para viver, onde possa brincar, se sentir quentinho e seguro. Se for um filhote, coloque algo com o cheiro dele onde ele for dormir, uma garrafinha com água morna (cuidado com a temperatura) enrolada em uma toalha, além de alguns brinquedos.

  • Alimentação:

A alimentação é fundamental para a nutrição e desenvolvimento do seu cão. Jamais o alimente com restos de comida e leite de vaca!!! Na ração, há os nutrientes necessários para o desenvolvimento do seu cão. Para saber a quantidade certa, confira na embalagem da ração, geralmente no verso. Divida essa quantidade diária recomendada em duas a três refeições, jamais deixando a ração disponível por mais de uma hora, mesmo que o cão não tenha comido tudo. Se o cão não quiser comer, retire a comida e ofereça a ele na próxima refeição. *Caso seu cão não coma nas duas refeições, consulte o seu veterinário de confiança para mais orientações!

  • Higiene:

Uma tarefa bastante simples, mas que muitos tutores esquecem, é a escovação. Escove o pelo do seu cachorro diariamente, principalmente em cães que possuem pelos longos. No que diz respeito ao banho (sempre com produtos específicos para cães), prefira situações em que seu cão estiver sujo, visando evitar os banhos semanais, devido ao possível ressecamento da pele.

  • Brincadeiras:

Seu cão precisa fugir do tédio, portanto, não há nada melhor do que boas brincadeiras! Ofereça a ele ossos de borracha, plástico ou náilon (muito cuidado com objetos que soltem lascas ou pedaços que possam ser engolidos).

  • Passeios:

É uma atividade muito importante, preferida pela maioria dos cães. Principalmente no verão, prefira passear com o seu melhor amigo sempre no início da manhã ou no fim da tarde, nos horários em que o sol não é tão forte.

  • Coleira e identificação:

Sempre identifique o seu pet, mesmo que ele permaneça constantemente no pátio. Para isso, podes simplesmente usar a coleira, informando nela o seu telefone!

  • Vacinação e vermifugação:

Falo muito sobre a vacinação no meu perfil do Instagram, devido a importância da mesma na vida dos nossos amiguinhos. A vacinação é o meio mais prático e eficaz de evitarmos diversas doenças futuras, mantendo assim nossos cães protegidos. Além da vacinação anual, devemos manter nossos caninos livres de parasitas e, para isso, existem os vermífugos! Consulte o seu médico veterinário de confiança para que o mesmo possa lhe passar a dose e frequência de utilização mais indicada!

Gostou das informações? Compartilhe com seus amigos e familiares, para evitarmos alguns erros tão comuns na rotina de quem possui um cãozinho em casa. Além de todos estes cuidados citados por mim, não se esqueça do principal: amor e carinho!

Victor Casola
Médico veterinário | CRMV/RS: 17472
Instagram: @veterinariovictorcasola
WhatsApp: (54)999291212