Alguns pais ou educadores não conseguem identificar a diferença, do seu filho ou aluno, se ele apresenta dificuldade ou transtorno de aprendizagem.
Mas fiquem tranquilos que no decorrer desta coluna vamos compartilhar assuntos relacionados a crianças e adolescentes, suas características e como ajudá-los no desempenho escolar e pessoal.
Não são poucas as crianças que desde muito cedo apresentam sintomas de dificuldade para acompanhar as demandas escolares, em média de dois a dez por cento delas não conseguem!!!
E aí, o que fazer? Qual o primeiro profissional procurar?
Primeiro é preciso procurar uma psicopedagoga, ela fará uma investigação sobre as causas da dificuldade, com uma entrevista com os pais ou responsáveis, com o próprio paciente e chegará a um diagnóstico avaliativo onde definirá se é um transtorno ou uma dificuldade para a aprendizagem!
Muitas vezes é preciso encaminhamento para outros profissionais, como psicóloga, fonoaudióloga, neurologista ou psiquiatra, dependendo do caso, cada paciente é único e cada um responde de formas diferentes e no seu tempo, assim como cada aluno é diferente do outro! Em muitos casos, é preciso que uma equipe interdisciplinar e multidisciplinar para chegar a um diagnóstico preciso.
O que é transtorno de aprendizagem?
Transtorno de aprendizagem compreende uma inabilidade específica, como de leitura, escrita ou matemática, em crianças ou adolescentes que apresentam resultados muito abaixo do esperado para a sua faixa etária, ou seja, os seus pares.
Esses transtornos são decorrentes de uma causa orgânica que não depende única e exclusivamente do educando! Ele pode se esforçar muito, ter prejuízos emocionais, como baixa autoestima, autosabotagem, prejudicando com isso todo o ambiente familiar, mas não depende dele nem da família, escola, para o seu desenvolvimento ser satisfatório! Muitos vezes, é preciso haver uma intervenção medicamentosa, mas depende da patologia. As causas mais comuns são o Transtorno do Déficit de Atenção, dislexia, dislalia, discalculia, disgrafia, autismo, entre outras.
O que é dificuldade para aprendizagem?
A dificuldade para Aprendizagem geralmente é de ordem emocional e ambiental e pode ser revertida com um bom diagnóstico e uma intervenção adequada para o caso.
Podem ser decorrentes da infantilização do indivíduo, imaturidade, (idade cronológica inferior a bilológica), que tem como causa a super proteção, algum trauma vivenciando pelo educando, em que houve um bloqueio, ensinagem inadequada, entre outros!
Nesses casos a intervenção adequada da psicopedagoga e ou psicológica, caso necessário, família e escola, os resultados são mais rápidos!
Em ambos os casos, seja transtorno ou dificuldade de aprendizagem é preciso que todos trabalhem juntos, paciente, terapeuta, família e escola, para se ter um resultado positivo.
Obrigado Sirlei pelas preciosas dicas! Abração
Ótima explicação.
Excelente profissional!! ??
Artigo muito valioso e esclarecedor. Obrigado pela contribuição tanto para pais quanto educadores !!
Comments are closed.