Diferentes formas de usar cores na decoração

0
1176


As cores têm um papel muito importante na nossa vida. Elas têm o poder de influenciar nosso humor, nosso dia-a-dia e até mesmo nossa saúde. Mas levar mais cor para nossa casa e sair do trivial branco, gelo, e tons clarinhos e apostar em cores mais intensas pode causar um certo receio não é verdade? Buscar referências, namorar a cartela de cores, ficar em dúvida entre 2, 4 ou mais cores, escolher uma e depois começar tudo de novo. Todo mundo que busca mudar a cor de um ambiente passa por essa mesma situação, por isso separei algumas dicas de um dos recursos mais econômicos para promover grandes mudanças na decoração e transformar os espaços: a tinta.

Paredes: Os menos ousados, podem usar a cor que mais ama apenas em uma das paredes, dando destaque a um móvel, quadros ou objetos. E se ainda assim ficar na dúvida, que tal apostar em meia parede pintada. Fica lindo atrás da cama, por exemplo, trazendo uma função de cabeceira.

Portas: Outra opção é pintar somente as portas em outro tom ou até mesmo na mesma cor da parede, trazendo uma unidade ao ambiente.

Detalhes da Arquitetura: E que tal revelar apenas os detalhes da arquitetura e pintar somente os degraus, vigas ou pilares?

Geometria: Outra dica é trazer geometria para as paredes, com cores diferentes. Fica moderno e divertido. 

 Teto: O teto da sua casa também pode receber cor. Lembrando que cores escuras no teto dão a sensação de pé direito mais baixo.

Cozinha: A cozinha também pode receber cores, não apenas nas paredes, mas também nos móveis, como cadeiras e mesa. Vale reaproveitar e dar cara nova aos móveis e objetos.

Banheiro: Sim, o banheiro pode receber camadas de tinta. Hoje no mercado existem muitas opções resistentes à agua e à umidade. Uma boa solução é meia parede com revestimento e a outra metade pintada.

Hall de entrada e corredor: O hall de entrada e corredores ganham vida com uma pitada de cor nas paredes. Não é porque são espaços menores ou de passagem que devem ser esquecidos. Aposte nas cores de sua preferência e dê uma cara nova a estes espaços.

Para ajudar você a fazer a escolha certa da cor e evitar decepções, existe hoje no mercado aplicativos onde é possível visualizar seu ambiente, selecionar a área ser pintada e modificar a cor em tempo real. Assim, você pode usar as cores sem medo de errar. Também vale testar a tinta na parede. Além do tom escolhido, teste também uma cor abaixo e uma acima. Espere a tinta secar e cheque o resultado em diferentes horários, pois a luz influencia na tonalidade. Lembrando que tintas brilhantes ressaltam as imperfeições das paredes. Uma boa opção são as tintas foscas.

Gostou das dicas? Que tal aplicar uma delas na sua casa?

Um beijo e até semana que vem

Liliane Colório