Dia Mundial do Meio Ambiente

0
791
Naila Dalavia


Neste momento em que todas as atenções estão focadas na saúde e na economia, importante lembrar e celebrar o dia mundial do meio ambiente!

Durante este período de isolamento social quantas vezes nos pegamos pensando nos momentos de liberdade junto a natureza?

Quantas vezes ao olhar nossas crianças em casa pensamos como seria bom que pudessem correr em um parque, brincar na praia, respirar ao livre?

Vivemos em um mundo cheio de belezas naturais, é nosso dever preservar e cuidar para que nós e nossas futuras gerações possam usufruir de modo saudável e sustentável.

Não devemos refletir sobre as “gerações futuras” como algo que não podemos prever. Presente e futuro em termos ambientais podem ser tempos muito próximos e portanto, devemos “defender” e “preservar” nosso meio ambiente.

O Homem se utiliza de todos os recursos naturais para sua sobrevivência, bem como busca na ciência, na tecnologia e na economia, formas de preservação e evolução de sua própria existência.

As normas de direito ambiental vigentes, acautelam-se no que diz respeito às questões de preservação e cuidados com a degradação ambiental, visando não somente as gerações presentes como as gerações futuras.

Não há como prever a existência e necessidades das futuras gerações, porém, entendemos que se o Homem se utiliza da ciência e da tecnologia para evoluir e preservar sua espécie, concomitantemente a isto, a preservação do meio ambiente em termos evolucionais está inerente à vontade do Homem, cabendo ao direito somente a regularização e a mobilização desta tarefa.

Assim, ao buscar alternativas para a cura de doenças, meios de comunicação mais eficientes, abertura de fronteiras, etc., devem os seres humanos agregar a preservação ambiental a estes fatores de evolução, os tornando assim, efetivos e eficazes, tanto para a nossa, como para as futuras gerações.

Naíla Gonçalves Dalavia