Dez dicas para ter mais tempo

0
1546
Foto: internet.


Meu tempo costuma ser meu artigo de consumo mais precioso!
Por isso, procuro não disperdiçá-lo com tarefas e assuntos que não agregam na conquista dos meus ideais.
Lógico, não serei hipócrita e dizer que nunca proscrastino alguma decisão ou tarefa importante, sou humana e também tenho esses momentos de bobeira. Mas eles não regram em hipótese nenhuma minha vida.
Por isso que venho aqui ensinar a você 10 dicas ideais para ter mais tempo:
PLANEJAR
Isso mesmo! Muitas pessoas pensam que o ato de se planejar é difícil ou que nunca irão conseguir e vão fazendo a canção do Zeca ter ainda mais peso: “Deixa a vida me levar, vida leva eu!” – Aff. “Deixa eu te levar vida minha!” Essa deveria ser a frase perfeita!
E sabe como se faz esse planejamento?
Comece com ferramentas ideais para seu estilo! Aqui eu separei para você um super presente! Um e-book com as principais ferramentas de gestão do tempo que eu mesma uso no meu dia a dia.
Existem muitas outras, mas estas funcionam para mim e podem com certeza funcionar para você também, sem frescuras!
Se tiveres alguma dúvida, me chama que eu te explico com todo amor e carinho!
PRIORIZE
Liste todas suas atividades e priorize em ordem de importância e urgência (use a matriz de gestão de tempo para apoio).
ORGANIZE
Organize o material que precisará para desenvolver as funções (sejam elas quais forem). Com os recursos à disposição fica mais fácil e simples finalizar a tarefa no tempo determinado.
COMPROMETA-SE COM O PLANEJAMENTO
Planejar e não se comprometer com o que está planejando é tiro n’água né?
Então, comprometer-se com o que você mesmo planejou é a segunda dica ideal.
COMPROMETA-SE COM A EXECUÇÃO
É inadmissível para você mesmo aceitar que uma tarefa que poderia ter sido feita em 15 minutos tenha levado uma hora. Reconsidere o tempo utilizado e verifique o que aconteceu durante esse tempo que tirou seu foco da conclusão da tarefa.
Muitas vezes atendemos chamadas nos aplicativos de bate papo que não são relativas ao nosso trabalho ou à execução que estamos fazendo. Por isso, concluir a tarefa e deixar aquele tempo livre para responder é mais eficaz e produtivo do que responder e tornar a atividade que era importante, urgente.
VIBRE
Vibre, comemore, se dê os parabéns para todas as tarefas que você concluir no período que estabeleceu! Vale dar uma espiada no whatsapp, no facebook, levantar e tomar um café, olhar pela janela, ir no banheiro, abrir uma bala, confirmar presença na balada. dar um beijo no seu filho (se você trabalha em casa) qualquer coisa que te faça feliz de verdade naquele momento!
É comum após você planejar e executar as primeiras ações, você achar que está no domínio da situação e não precisar mais fazer todo o planejamento de novo.
Engana-se quem pensa assim. Planejar diariamente as atividades é para os fortes.
É normal que queiramos burlar nossa nova atitude e por isso é imprescindível se manter firme e dedicado à realizar o planejamento e comprometer-se com suas ações.
Se deu certo da primeira vez, repita até se tornar um hábito de excelência.
Assim que começar a enxergar os resultados, você estará ainda mais animado e desta vez para executar planos que você acreditava estar muito longe de conquistar.
ENSINE ALGUÉM E DELEGUE TAREFAS
Quando você ensina alguém a fazer aquilo que você sabe, você automaticamente fortalece seu aprendizado. Cria conexões inteligentes para explicar o processo em diferentes formas para diferentes pessoas.
Isso cria uma capacidade de liderança onde você está apto a realizar as principais funções e delegar as demais para seus aprendizes. Como num passe de mágica sua agenda se abre e um tempo antes não encontrado se torna real.
USE O TEMPO PARA APRENDER
Enquanto você caminha ou dirige até seu trabalho, escola ou academia que tal colocar o aprendizado em dia? Ouvir podcasts são uma boa ferramenta para você aprender algo rápido em poucos minutos. Já comentei anteriormente sobre um aplicativo que gosto muito, o 12min. Nele você encontra micro-books das mais diferentes categorias do conhecimento e se abastece. Ainda, em breve eu mesma vou me aventurar em ter meu canal e entregar este conhecimento para vocês!
CRONOMETRE
Cronometrar o tempo que você leva para executar as ações planejadas pode ser uma excelente ferramenta de ação. Existem várias teorias e as duas que eu particularmente mais curto são:
1) Se você pode executar este plano em dois minutos faça-o imediatamente
2) Se você precisa de mais tempo, reserve 25 minutos para fazê-lo e depois tire um intervalo de 5minutos para concentrar-se novamente.
AVALIE
Ao final do dia, do mês ou do período de tempo que determinou para executar suas ações faça uma avaliação critica e produtiva sobre seu trabalho. Neste momento você vai verificar no que é bom de verdade e onde pode ser melhorado.
Entender como seu processo criativo, produtivo e de ócio funcionam fará com que você possa controlar melhor seu dia, seu tempo e sua vida.
Espero que tenham gostado do material!
No próximo post irei trazer para vocês as duas ferramentas que utilizam o mesmo princípio da matriz de gestão do tempo.
Super beijo e até a próxima!
Atte,