Design Biofílico: uma forma inovadora de criar ambientes naturais

0
908


O Design Biofílico é uma forma inovadora de criar ambientes naturais que melhoram nossa saúde e bem-estar, criando uma conexão e afinidade do ser humano ao mundo natural. A palavra “biofílico” vem de “biofilia”, que pode ser definida como o amor à vida.

Vivemos praticamente 90% da nossa vida em espaços internos, e neste período que estamos atravessando no momento e vivenciando mais ainda nossa casa, o Design Biofílico chega justamente para fazer esta conexão, resgatar os ambientes naturais e inseri-los aos espaços urbanos e tecnológicos criados pelo homem, fortalecendo essa afinidade com a natureza, criando ambientes para viver, trabalhar e aprender com mais saúde, melhorando o nosso desempenho e em especial nosso bem-estar físico e mental.  Incorporar elementos da natureza diretos ou indiretos no ambiente construído é fundamental. Isso ajuda a reduzir os níveis de estresse, a pressão arterial e as frequências cardíacas, ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar geral.

Confira quais são os elementos do Design Biofílico:

Presença direta da natureza: a presença das plantas em nossa casa ou local de trabalho pode reduzir o stress e contribuir para a nossa saúde, além disso melhora o desempenho, a produtividade e o conforto. Aposte em plantas na sua casa, vasos com folhagens, jardins verticais, hortas, faça essa conexão com a natureza.

Presença indireta da natureza: apresenta imagens de padrões e processos naturais da natureza. A inclusão de características naturais como por exemplo aquários, tem sido associada a diminuição de níveis de ansiedade. Os materiais e acabamentos desempenham um papel importante na conexão das pessoas com a natureza. Diversos acabamentos disponíveis no mercado, refletem a natureza, seja em cores, murais cênicos ou painéis fotográficos com imagens da natureza, trabalhos em madeira natural e até mesmo em porcelanatos já é possível reproduzir fielmente as texturas naturais.

Experiência de lugar e espaço: nada mais é que utilizar espaços de transição para conectar os ambientes internos aos externos ou seja, a natureza externa faz parte do interior dos ambientes contribuindo para sentimentos de orientação e segurança. Portas de correr que se abrem para áreas externas ou claraboias são ótimas opções para fazer esta integração com a natureza. O acesso à luz natural é um fator importante em nosso bem-estar, portanto otimize a luz do dia.

Certamente, o Design Biofílico é um assunto para conversarmos mais vezes e nos aprofundar e faremos isso. Não se trata apenas de acrescentar alguns vasos de plantas. É um conjunto de elementos como a luz natural, a vegetação, as paredes vivas, as texturas naturais e as vistas de materiais e da natureza que proporcionarão um impacto positivo na sua vida, na sua saúde, no seu conforto e na sua decoração.

Foto: Internet.

Um beijo e até semana que vem

Liliane Colório
Designer de interiores
E-mail: liliane.decorusinteriores@gmail.com
Fone: (54) 98134 2721
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/lilianecolorio.decoradora/?hl=pt-br
Face: https://www.facebook.com/liliane.colorio