Decoração em estilo industrial: Confira as dicas para um ambiente harmonioso e cheio de estilo

0
150
Foto: Arquivo Pessoal.

O estilo industrial nasceu em Nova York entre os anos 1950 e 1970, quando a população começou a ocupar fábricas antigas e armazéns e transformá-los em moradia. Desta ocupação surgiu o conceito de LOFT, um espaço aberto, sem paredes que engloba diversas funções, como dormir, trabalhar e comer.

A ideia principal do estilo é expor tubulações, estrutura, elementos que antes eram escondidos, despir a arquitetura das decorações antes utilizadas. Os elementos estruturais se tornam o foco da atenção, trazendo a sensação de um ambiente inacabado e aos mesmo tempo coeso e cheio de estilo. Mas não se engane achando que a aparência inacabada e, de certo modo, imperfeita da decoração industrial a torna simplista, daquelas feitas de qualquer jeito.

Pelo contrário, para acertar na hora de montar a décor industrial algumas características importantes precisam ser seguidas, como por exemplo a aparência rústica, áspera e inacabada é o ponto forte da decoração industrial e nada melhor que o concreto aparente e o cimento queimado para imprimirem essa sensação no ambiente. Os tijolinhos são ótimos para deixar o ambiente mais aconchegante e confortável, quebrando um pouco a frieza de materiais como o aço e o concreto, também muito usados nesse tipo de decoração. A iluminação indireta vinda de luminárias suspensas ou de chão também precisa estar presente na decoração industrial.

Outra dica é apostar no uso de lâmpadas ligadas diretamente na fiação, dispensando lustres e outros tipos de suporte. Ambientes integrados é outra característica desse tipo de decoração, ou seja, nada de paredes ou divisórias e quanto mais integrados melhor. Dessa forma você também valoriza a convivência e as relações sociais dentro da casa. Aliás, essa também é uma característica forte da decoração moderna que, por sinal, caminha lado a lado com o estilo industrial. Os canos e tubulações de água, gás, ar condicionado e energia elétrica expostos no ambiente são a base da proposta do estilo industrial. Uma dica para inseri-los de modo mais harmônico na decoração é pintá-los com uma cor viva e contrastante.

E por falar em cor, elas marcam o estilo proposto no ambiente. As cores sóbrias como preto, branco e cinza compõem a base do ambiente. Já as cores vibrantes integram a decoração de modo equilibrado e dosado e geralmente são usadas em alguns detalhes nos tons das cores primárias, azul, amarelo e vermelho. Quando for escolher os móveis, prefira os de aço, madeira maciça ou de ferro. Os antigos também são uma boa pedida para esse tipo de decoração. Já para os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos prefira os de aço inox, pode ser em estilo vintage quanto com um design mais moderno.

Que tal trazer um pouquinho do estilo industrial para a decoração da sua casa?

Um beijo e até semana que vem !

Deixe uma resposta