Curta-metragens do EducaVídeo participam de mostra no Rio de Janeiro

0
1067
A turma de avançado responsável pela produção da websérie "@". Foto: Manuela Teixeira.


Três curta-metragens e um artigo produzidos pelos alunos do EducaVídeo foram selecionados para participarem de duas mostras de audiovisual na cidade do Rio de Janeiro.

Memórias do Sr. Paulo, O Bosque e O Veneno foram os curtas selecionados para a 8ª Mostra Joaquim Venâncio, organizada pela Escola Politécnica da FioCruz. O festival, que é voltado à exibição da produção audiovisual estudantil, será realizado nos dias 8 e 9 de agosto.

O aluno Roger Belotto, 13 anos, roteirista e um dos diretores do curta-metragem O Bosque, conta como é ganhar esse reconhecimento. “Participo do EducaVídeo há um ano e é gratificante ver uma das produções que desenvolvi ser selecionada para um festival fora de Gramado. Além de todo o conhecimento adquirido, é ótimo ganhar visibilidade tanto no Festival de Cinema daqui quanto em outros eventos”, comenta Roger.

Também no Rio de Janeiro, o 1º Seminário Audiovisual e Educação contará com um artigo selecionado sobre a primeira websérie feita pelo EducaVídeo: “@”. A produção, que é marcada por tensão e mistério, gira em torno da morte de uma adolescente que passa a ser investigada pelos seus amigos. O artigo foi escrito pela professora Amanda Menger com o auxílio dos alunos, que relataram sobre a experiência, os novos desafios e dificuldades no primeiro seriado feito por eles.

A websérie foi uma produção da turma avançada do programa, com a participação de 12 estudantes.  Ao todo, “@” tem seis episódios e foi lançada em janeiro deste ano no canal do Youtube do EducaVídeo. Devido a outros compromissos, a turma enviará uma apresentação oral do artigo em vídeo, que será apresentada no evento, dia 7 agosto.

Valorização do projeto – Mesmo em meio à correria das produções para o 46º Festival de Cinema de Gramado, diversos projetos do EducaVídeo foram inscritos em festivais de audiovisual pelo Brasil, buscando dar destaque aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Ao todo, o EducaVídeo inscreveu-se em oito festivais no primeiro semestre de 2018, vários deles fora do Rio Grande do Sul.

A iniciativa foi da professora Amanda Menger, que realizou as inscrições. “Para nós, é muito importante a divulgação das produções e dos artigos, pois é uma forma de ampliar os públicos que conhecem o trabalho do EducaVídeo. Além disso, estes eventos nos permitem conhecer outras iniciativas semelhantes e trocar experiências sobre as práticas”, comenta.

O EducaVídeo – O EducaVídeo é realizado pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Educação e pela Gramadotur, em parceria com as secretarias de Turismo e da Cultura. Em 2018, são quatro turmas, três professoras e uma estagiária. Cerca de 80 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino integram o programa.