Cuidados com os animais idosos

0
530


Você possui um pet idoso em sua casa? Você toma todos os cuidados que ele precisa para ter uma vida mais confortável e longeva?

A fase sênior dos animais, assim como nos humanos, caracteriza-se primeiramente com a coloração da pelagem esbranquiçada, principalmente ao redor do focinho e na região dos olhos. A idade dos animais se tornarem idosos varia entre 7 a 10 anos, conforme porte e raça de cada animal.

Alguns sinais da idade avançada são a perda de dentes, diminuição do ritmo de digestão dos alimentos, dificuldade de locomoção, maior sonolência e cansaços frequentes. Mesmo com essas características, alguns animais não demonstram, permanecendo muito ativos, então, em ambos os casos, é necessário adquirir cuidados extras, além da atenção para os problemas decorrentes da faixa etária, como problemas urinários, cardíacos e ortopédicos.

As visitas ao veterinário devem se tornar mais frequentes, a fim de trocar a alimentação para outra mais adequada por conta dos nutrientes e necessidades dentárias.

A rotina de passeios e brincadeiras deverá ser mantida, mas com cuidado maior em relação a intensidade e duração destas atividades. Também é importante facilitar o acesso entre comedouro, bebedouro e caminha.

Os animais idosos são mais sensíveis a mudanças bruscas de temperatura, então mantenha seus pertences em locais arejados, evitando contato direto com sol e ventos.

O principal desse processo é ajudar os animais a passar por essa faixa etária com muito afeto, conforto e amor.

Tem dúvidas sobre cuidados com animais idosos? Te aconselho a realizar checkups periódicos. Entre em contato e vamos agendar uma visita!

Victor Casola
Médico veterinário | CRMV/RS: 17472
Instagram: @veterinariovictorcasola | @clinicavictorcasola
WhatsApp: (54)999291212