CRAM realiza 483 atendimentos neste primeiro semestre

7
2714


A Lei Maria da Penha, criada no ano de 2006, vem protegendo as mulheres em situação de violência. Essa lei tem o objetivo de amparar essas mulheres e classificar a violência como, patrimonial, sexual, física, moral e psicológica. Em Gramado, as mulheres ainda contam com apoio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), que fica junto ao Gabinete da Primeira-Dama, e disponibiliza atendimento psicológico e social, acolhendo e orientando as mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Mais de 450 atendimentos

Um levantamento aponta que desde que o CRAM foi criado em 2015 já recebeu 106 mulheres, sendo que 64 já tiveram seus casos concluídos, e 42 mulheres ainda estão sendo atendidas. Neste primeiro semestre, sob a gestão atual, o CRAM já realizou 483 atendimentos. A primeira-dama de Gramado, Bianca Bertolucci, acredita que esse resultado vem em virtude do trabalho ser divulgado de maneira mais enfática criando assim um canal de atendimento mais seguro e discreto para as mulheres que sofrem este tipo de violência e sentem-se coagidas ou receosas de denunciar.
Bianca lembra que a violência doméstica pode acontecer de forma gradativa e até mesmo sutil, começando com pequenos insultos e abusos morais. “Os primeiros sinais já podem ser percebidos logo no início do relacionamento, quando o homem te insulta ou te humilha. Existe o que chamamos de ‘ciclo da violência’, onde a primeira fase desse ciclo pode ser caracterizada por xingamentos, ameaças e humilhação. Já na segunda fase, há agressão física, e na terceira fase vem o arrependimento e a chamada ‘falsa lua de mel’, e é por isso que muitas mulheres desistem de denunciar”, explica a primeira-dama, lembrando que este ciclo se repete, e muitas mulheres já foram vítimas fatais.
A primeira-dama orienta que as mulheres que sofrerem atos de violência denunciem na Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180, ou busquem ajuda do CRAM, na Rua Augusto Bordin, 296, no bairro Floresta, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 



7 COMENTÁRIOS

  1. I like the valuable information you provide for your articles.
    I’ll bookmark your weblog and take a look at again right here regularly.
    I am fairly sure I will be told plenty of new stuff proper here!
    Good luck for the following!

  2. Hi there! This is kind of off topic but I need some guidance
    from an established blog. Is it tough to set up
    your own blog? I’m not very techincal but I can figure things
    out pretty fast. I’m thinking about setting up my
    own but I’m not sure where to begin. Do you have any points or suggestions?
    Thanks

  3. I do consider all of the ideas you’ve offered in your
    post. They are very convincing and will certainly work.
    Still, the posts are too quick for starters.
    May you please extend them a little from next time? Thank you for the post.

Comments are closed.