Cozinhas: Devem e merecem ter uma iluminação bem pensada

0
1576
Foto: Arquivo Pessoal.


Considerada por muitos o coração da casa, a cozinha é um ambiente que exige máxima funcionalidade e deve ser muito bem planejada. Merece muita atenção pois é um dos lugares mais utilizados da casa, não apenas para o preparo e higienização dos alimentos, mas também para receber amigos e familiares.

E quando o assunto é uma cozinha bem planejada, o projeto de iluminação não pode ficar de fora. Como todo ambiente, o ideal é receber luz e ventilação natural, portanto, valorize essas características o máximo que puder. Somente depois de aproveitar a iluminação natural é que entrarão em cena os recursos artificiais, como lâmpadas fluorescentes, LED, luminárias e pendentes.

Cozinhas precisam de uma iluminação geral brilhante, como as lâmpadas frias, conhecidas por fluorescentes. Elas são uma ótima opção pois não emanam calor e nem criam sombras. Se o teto for de gesso, plafons embutidos são bem-vindos, iluminam o ambiente e ficam super bonitos.

Outra dica é usar luminárias em caixa de acrílico, que escondem as lâmpadas. O ideal é instalar em linhas paralelas no centro da cozinha. Para a preparação de alimentos, a iluminação dever ser direcionada específica. Se você for instalar as luzes sob seu balcão, certifique-se de direcioná-la para a frente do armário, obtendo assim iluminação máxima na área de manipulação dos alimentos.

Instalar fitas de LED dentro dos armários, facilita a localização dos alimentos e utensílios. No caso dos pendentes que são mais aconselháveis para cozinhas amplas, o ideal é que estejam cerca de um metro acima da superfície da bancada e se a sua cozinha for pequena, tome cuidado para que não fiquem pendurados perto demais das portas dos armários, caso contrário você não será capaz de abri-los totalmente. Um espaço social como esse deve e merece ter uma iluminação bem pensada!

Foto: Arquivo Pessoal.

Um beijo, até semana que vem!