Covid-19: Gramado aguarda nova remessa de vacinas para restabelecer aplicação em primeiras doses

0
514


Depois de vacinar 24.201 pessoas em primeiras, segundas doses e doses únicas contra o coronavírus (Covid-19) desde o início do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, Gramado continua com os excelentes índices de aplicação dos imunizantes. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a cidade atingiu 49,1% da população referente a primeira dose e 21,3% da população com o esquema vacinal completo. Em razão da alta procura da população com 41 anos completos ou mais, os quantitativos recebidos pelo Município esgotaram rapidamente.

De acordo com a Secretaria de Saúde, uma nova remessa dos imunizantes é aguardada para os próximos dias para que a vacinação seja restabelecida. Nesta quarta-feira (14), no entanto, continuam as aplicações de segundas doses, gestantes e puérperas, mulheres até 45 dias pós-parto. Conforme a Secretaria, a aplicação ocorre no Expogramado, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia, e no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, da Várzea Grande, das 7h30 às 11h30.

Para receber o imunizante, é preciso apresentar CPF, documento com foto, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou comprovante de residência. A Secretaria da Saúde lembra que, é necessário observar os seguintes pré-requisitos para receber a dose: não ter feito nenhuma vacina nos últimos 14 dias, não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias, não apresentar sintomas gripais, não ter tido sintomas nos últimos 15 dias, e não pode ter tido contato com suspeita e confirmação de coronavírus.

A Secretaria da Saúde orienta que, não há necessidade de apresentar autorização médica pelas gestantes e puérperas, mas havendo dúvidas, procure orientação do profissional responsável pelo acompanhamento gestacional.