Cortinas e Persianas: Como não errar na escolha

0
250

As cortinas e persianas são itens indispensáveis em um projeto de decoração. Elas trazem aconchego e elegância aos espaços e valorizam os ambientes. Além da função decorativa, as persianas e cortinas também tem a função de ajudar a controlar a ventilação e a iluminação natural, pois elas filtram a entrada da luz solar e contribuem para o isolamento acústico. Em ambientes que bate muito sol, elas ajudam na conservação dos móveis, dos eletrônicos e pisos de madeira, que sofrem danos com a luz solar. Além disso, persianas e cortinas trazem privacidade aos ambientes, principalmente à noite, quando as lâmpadas estão acesas. Cortinas e persianas são muito práticas e versáteis e combinam com todos os estilos de ambientes.

Existe no mercado uma infinidade de opções de persianas e cortinas e como saber qual é a ideal para você? Mesmo com tantas características positivas, a escolha da persiana ou cortina é muito pessoal e eu trouxe algumas dicas para te ajudar a escolher o modelo que mais combina com você.

  • Para locais que exijam mais praticidade, o ideal são persianas de PVC que são simples para limpar.
  • Tão prática quanto a de PVC, é a persiana de alumínio, que é muito usada em ambientes corporativos e vem  cada vez mais ganhando espaço em ambientes residenciais.
  • As persianas de madeira, são mais sofisticadas e são indicadas para dormitórios. Lembre-se sempre de verificar a qualidade da madeira.
  • Para um ambiente mais descontraído, as persianas de bambu são perfeitas e trazem leveza ao ambiente.
  • As persianas blackout bloqueiam a entrada da iluminação natural, trazem privacidade e controle térmico e acústico. Geralmente usada em dormitórios.
  • Se você tem uma grande janela, as persianas em painel são as mais indicadas. Geralmente vão do teto ao chão.

Em relação às cortinas a escolha do tecido é o que define e destaca o décor. Tecidos com tramas mais fechadas como o veludo, a seda, o linho e o algodão tem maior capacidade de bloquear a entrada da luz solar. Tecidos mais fluidos como o voal e o chiffon, são perfeitos para deixar a luz invadir os ambientes.

Foto: Pinterest

Para instalação das cortinas, considere o trilho no forro ou então o varão, que é instalado direto na parede. No caso do varão, lembre-se que ele ficará exposto, então o material que ele é confeccionado e o acabamento das ponteiras são importantes para finalizar o décor. No caso do trilho, o vão entre a parede e o forro de gesso para embutir o trilho confere um ótimo acabamento.

As persianas e cortinas também podem ser usadas juntas, em combinações que trazem muita personalidade e elegância ao décor.
Agora que você já tem todas essas informações, já pode escolher as cortinas e persianas que se encaixam no seu gosto e necessidades e ficarão perfeitas em sua casa.

Um beijo e até semana que vem!

Liliane