Corsan inicia pré-operação da ETE Linha Ávila

0
474


Durante visita técnica realizada na tarde desta quarta-feira (12), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), localizada na Linha Ávila, interior do município, o prefeito Nestor Tissot acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Maria de Lurdes Hencke presenciaram o início da pré-operação do tratamento de esgoto do município. Com investimentos na ordem de R$ 30 milhões a ETE será responsável por tratar 50% de todo resíduo produzido pelo município.

O diretor de Expansão da Corsan, Julio Hofer destaca os investimentos realizados pela estatal no município. “O último estágio, antes do final, já são os testes finais, e é uma obra muito importante, ela tem um caráter ambiental muito importante. Ela traz para Gramado o que hoje talvez tenha de mais importante em termos de tecnologia no Brasil, então coloca Gramado entre aquelas cidades seletas que tem estruturas de tratamento de alto nível. A Corsan vinha com seu sistema de tratamento um pouco mais rudimentar, mas hoje o nível tecnológico é outro”, disse.

O prefeito Nestor Tissot ressaltou a mudança de pensamento por parte da Corsan, que vem realizando uma série de investimentos na captação, tratamento e distribuição de água potável, além do tratamento do esgoto sanitário. “Que através de um diálogo, de parte a parte se construiu uma solução para um problema gravíssimo que a cidade tem, que é o abastecimento de água e a solução do esgoto sanitário. A gente percebe que a Corsan mudou o seu comportamento. A empresa fez essa obra maravilhosa e de qualidade que vai nos garantir como destino sustentável e esse trabalho do esgotamento sanitário resolvido em nossa cidade”, disse.

A Corsan deve iniciar nos próximos dias uma campanha de conscientização para que a população faça a ligação de esgoto para garantir o tratamento dos resíduos. “Agora nós precisamos que a população, faça a sua conexão das suas casas onde a rede já está disponível, nós ainda temos regiões da cidade em que a rede ainda não chegou, mas estamos ampliando as redes de atendimento. Chegou a hora da comunidade agora também responder e se conectar a esse sistema para que a gente possa dar um tratamento e uma destinação adequada para o esgoto da cidade”, destacou Hofer.

A inauguração oficial das estacões de tratamento da Linha Ávila e da Dutra ainda não tem data definida, mas a expectativa que o governador Eduardo Leite (PSDB) participe dos atos.