Corpus Christi: Procissão acontecerá após a missa das 19h30min

0
1382
Foto: Laura Silveira/GN.


Trazendo como significado o Corpo de Cristo, o Corpus Christi é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Na manhã desta quinta-feira (31), jovens de grupos religiosos e pessoas da comunidade estiveram reunidos em frente a Igreja São Pedro, no centro de Gramado. para confecção dos tradicionais tapetes com símbolos da Eucaristia. Vivian Stein, Gabriele Aguiar e Luis Antônio Caberlon são paroquianos e fazem parte do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) e Encontro de Jovens Universitários (EJU). Os três reuniram-se nesta manhã com representantes de outras pastorais e pessoas da comunidade para confecção dos tapetes.

Cerca de 30 pessoas confeccionaram os tapetes em frente a Igreja São Pedro. Foto: Luís Caberlon.

De acordo com os jovens, cerca de 30 pessoas confeccionaram com ferragem colorida, gesso e cal símbolos, como: São Pedro, bandeira do Brasil, rosário de Nossa Senhora, a Cruz, o cálice, o peixe, o cordeiro, o P de paz, a Bíblia, a vela e o ostensório. “Nós sentimos que estamos fazendo algo do agrado de Deus. E Corpus Christi é uma data muito importante para nós católicos, pois esse acontecimento nos mostra que verdadeiramente Cristo está vivo e presente na Eucaristia” relata Vivian Stein.

Há quatro anos como Pároco em Gramado, o padre Celestino Fritzen explica que o sentido da Eucaristia para a Igreja é muito importante. “A Eucaristia é a fonte e o ápice da vida cristã. Foi criada para que a comunidade se manifeste de maneira pública, aqui este manifesto se dá através dos tapetes”. Para ele, a festa de Corpus Christi tem o diferencial de ser uma manifestação de fé sobre a Eucaristia.

A programação do dia de Corpus Christi conta com a confecção dos tapetes, três missas e procissão. Foto: Laura Silveira.

O Padre Celestino comenta a programação preparada para o dia de hoje (31) e convida as pessoas para participar da missa que ocorrerá às 19h30min, na Igreja São Pedro (Av. Borges de Medeiros, 2659, centro de Gramado). “Tivemos duas missas pela manhã, às 7h e às 10h30min. Após a missa das 19h30min acontecerá a procissão”.