Corpus Christi: Celebração contará com missa e doação de alimentos em Gramado e Canela

0
679
Foto: Laura Silveira/GN.


Tendo como significado o Corpo de Cristo, o Corpus Christi é uma solenidade religiosa da Igreja Católica que tem o objetivo de celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Neste ano a data será comemorada nesta quinta-feira, dia 11 de junho. A Pandemia ocasionada pelo Covid-19 mudou algumas tradições que aconteciam neste dia, como a confecção dos tapetes pelos membros das comunidades. Mas, mesmo com algumas restrições, as paróquias de Gramado e Canela, organizaram uma programação que contará com missas e doações de alimentos.

Paróquia São Pedro em Gramado

Durante esta quinta-feira, acontecerão missas nos seguintes horários:

7h – Igreja Matriz;

10h30 – Igreja Matriz ( Transmitida pela Gramado TV e pelo facebook da Paróquia);

18h30 Matriz e Piratini

19h Avenida Central

Os membros da Paróquia lembram que há alguns dias está acontecendo a arrecadação de alimentos não perecíveis, que também podem ser doados durante as missas de amanhã.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Várzea Grande

Seguindo os decretos para o uso de máscaras, distanciamento de dois metros, limite de 30 pessoas por missas e o uso de álcool em gel nas entradas, ocorrerá durante esta quinta-feira, 11 de junho:

9h – Serra Grande: Missa Solene às 09h.

10h – Procissão Motorizada e limitada (10 carros) levando o Santíssimo Sacramento pelas ruas da paróquia. Um momento de fé, oração, cantos e bênçãos nas ruas e casas. Saída às 10h da Serra Grande e passando pelo Loteamento Mazzurana, São Luís, Vila Olímpica, Vale Verde, Vila do Sol, Matriz, Praça da Miss e terminando nos Altos da Viação Férrea (caso chova não terá a procissão e somente a missa com bênção no final).

15h – Matriz: Missa Solene e Bênção Solene.

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes também está realizando a arrecadação de alimentos e produtos de higiene, nas missas desta quinta-feira e nas demais que ocorrem durante o mês.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Canela

Em Canela, como medida de proteção ao coronavírus a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes não realizará atividades que possam gerar aglomeração, como a confecção dos tapetes.

A celebração acontecerá com missas às 9h30 e 18h30, na Catedral de Pedra, com a solicitação de doações de alimentos não perecíveis, para ajudar as famílias mais necessitadas, por meio da Cáritas Paroquial.