Copa América motiva ação especial de vacinação contra o Sarampo, em Gramado

0
188
O atendimento nas salas de vacina da Secretaria da Saúde está aberto ao público de todas as faixas etárias. Foto: Internet.

Os cinco jogos da Copa América, previstos para Porto Alegre, de 15 de junho a 3 de julho, devem atrair milhares de torcedores estrangeiros ao Estado e, especialmente, a Gramado. Em razão disso, a Secretaria da Saúde disponibiliza vacinação aos trabalhadores do setor turístico.

A precaução se justifica. Em 2019, segundo dados oficiais, para citar um exemplo específico, o Brasil já registrou 130 casos de sarampo – doença viral, de fácil transmissão, com sintomas como febre e vermelhão no corpo (exantema maculopapular), acompanhados de tosse e/ou coriza, e/ou conjuntivite.

A convocação é voltada mais para pessoas que trabalham nos hotéis, lojas, motoristas de aplicativo, taxistas, segurança pública, eventos e estação rodoviária, por exemplo. O usuário deve levar um documento de identificação, cartão SUS e carteiras de vacinação (se tiver).

No entanto, o atendimento nas salas de vacina da Secretaria da Saúde está aberto ao público de todas as faixas etárias, conforme as características do paciente, e protege contra o sarampo, febre amarela, hepatite e tétano.

“Gramado receberá um número maior de turistas vindos de outros países. Devemos estar preparados, protegidos com as vacinas”, diz o secretário de Saúde João Teixeira.

INFORMAÇÕES

Informação presencial nas salas de vacinas do Centro Municipal de Saúde (ou 32957100, opção 4); CAIC (ou 3286 6388); ESF Pórtico II (ou 3286 0849); Várzea – Vila Olímpica (ou 3286 8479).