Conselheiros Tutelares eleitos em Gramado se reúnem para discutir os desafios da nova gestão

0
1075
Os conselheiros eleitos assumem a gestão no início de 2020. Foto: Divulgação.


No dia 4 de Outubro teve fim o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar. Os cinco escolhidos, Julia Silva, Vera Simão, Faustão, Fabiano Lopes e Ellis Chaves se reuniram informalmente nesta quinta feira, 24, para discutir alguns temas referentes a nova gestão.

Temas abordados

Um dos assuntos abordados foi a melhoria do relacionamento conselho/escola, como canal para trabalhar a prevenção da violação dos direitos da criança e adolescentes, já que através da escola existe o importante contato com a família.

Outro tema tratado foi sobre encontrar uma forma de esclarecer dúvidas da comunidade sobre as reais funções do Conselheiro Tutelar. Pois, em muitas ocasiões, os atendimentos direcionados ao Conselho não são da sua competência, dificultando assim a rápida solução dos casos.

Objetivos

Essa nova gestão propõe trabalhar baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas com um olhar atento e humano sobre toda a família.

O grupo pretende continuar com os encontros semanais ao longo de novembro e dezembro, para alinhar o plano de trabalho do primeiro semestre de 2020. Nas próximas semanas estão previstas reuniões com o COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com os parceiros da Rede de Atendimento e Proteção, e com o atual colegiado do Conselho Tutelar para iniciar o processo de transição de função.

Os novos conselheiros também aguardam uma capacitação que está sendo organizada pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social e se realizará ainda em novembro.

A posse acontecerá no dia 10 de Janeiro de 2020 e o mandato será de quatro anos.