Conheça um pouco mais sobre o projeto “Gramado: 100 anos de Turismo”

0
1288
A diretora do arquivo público Karen Dinnebier e o secretário adjunto da governança Anderson Boeira na Gramado FM. Foto: Laura Silveira.


Nesta semana, a administração da Prefeitura de Gramado apresentou o projeto “Gramado: 100 anos de Turismo” que visa mostrar o lado humano deste século de história.

Na manhã desta quinta-feira (18), estiveram na Rádio Gramado FM, no Programa Gramado News, a Diretora do Aquivo Público Karen Dinnebier e o Secretário Adjunto da Governança Anderson Boeira para falar sobre o projeto. Capitaneados pelo Gabinete do Prefeito e pelas secretarias da Administração, de Governança e Desenvolvimento Integrado, de Turismo, da Educação e da Cultura, os historiadores Iraci Casagrande Koppe, Sebastião Fonseca de Oliveira, a professora de História Andréia Mariana Fattori Franzen e Maurício Daros Franzen, filho da historiadora Marilia Daros (in memoriam), juntos do jornalista Ilton Müller, são os responsáveis por esta grande pesquisa que resultará, além do acervo histórico, em um livro comemorativo.

Karen comenta que está sendo um prazer enorme, mexer nas caixas, ver fotos, descobrir coisas novas.”É uma construção de várias pessoas e várias mãos que construíram essa história que pode-se dizer que é perfeita”.

Anderson complementa dizendo que a história dos 100 anos de turismo em Gramado é rica e muitas vezes isso não é percebido. “Gramado hoje talvez seja o maior polo de economia do país. Na correria do dia a dia a gente acaba não percebendo essas coisas, Gramado hoje é exemplo para o mundo”.

Na dia em que foi apresentado o projeto, ouve a divulgação do selo comemorativo criado pelo publicitário Gramadense Rodolfo Moschen, que também fez a doação da marca para o município.

“Primeiramente apresentou-se o selo, queremos fazer um livreto para apresentar nas escolas. Também um resumo que conte essa história para que a secretaria de turismo possa divulgar. A ideia também é confeccionar um livro mais elaborado e para isso pensamos nos livros do Leonid”, conta Boeira.

Dentre as ações ainda estão exposições de fotos e palestras e um documentário produzido pelos alunos do Educavídeo.

Confira a entrevista na íntegra com mais detalhes sobre o Projeto no link abaixo: 

18/10/2018 – Projeto Gramado 100 anos de Turismo Apresentação de Edemilson StopassolaVOCÊ CONECTADO COM A INFORMAÇÃOParticipação do Secretário Adjunto da Governança Anderson Boeira e Karen Gribel Dinebier Diretora do Arquivo Público Apoio: RBT Internet, Confiança Sistemas de Segurança e Ferreira e Barbosa Advocacia.#gramado #serragaucha #serragauchaGramado #gramadofm #gramadonews #portalgramadonews #OuvirRadio #aovivo #natalluz2018 #natalluz #natalluzdeGramado

Posted by Portal Gramado News on Thursday, October 18, 2018