Conheça o Estilo Memphis que vem colorindo o mundo do Design e da Arquitetura

0
570


Você pode até não ter ouvido falar em Estilo Memphis, mas se você ama cores e padrões ousados, certamente já deve ter se deparado com algum produto, embalagem, decoração ou marca que usa seus padrões e características de design.

Em 1981, o designer italiano Ettore Sottsass fundou um grupo de artistas e designers chamado Memphis. Este grupo, criava móveis, tecidos, cerâmicas, vidros e objetos metálicos com estética pós-moderna nos anos 80, mais precisamente entre 1980 e 1987. O estilo Memphis, inspirou-se nos movimentos da Art Decor e da Por Art. O trabalho do grupo foi marcado pelo design efêmero, cores vibrantes que contrastavam com o preto, decoração colorida, formas assimétricas e geométricas dispostas aleatoriamente, além de estampas que imitavam pele de leopardo. Um estilo exótico para os padrões da época e marcaram uma separação completa dos estilos de design escuros, de muito bom gosto e sérios dos anos 1970. A nova abordagem do Memphis ao design, que se caracterizou pela criatividade e humor e apesar te ter sido criado nos anos 80, a estética geométrica colorida foi mais popular e amplamente aceita na década de 1990, onde teve impacto no design de móveis, arquitetura e itens domésticos. E agora, após mais de 30 anos, o Estilo Memphis retorna como tendência e trazendo referências maravilhosas aos designers, que por sua vez, estão adaptando o estilo e introduzido novas cores, geometrias e padrões para criar interações contemporâneas.

Se você se identifica com este estilo, confira a seguir algumas dicas para arrasar na decor:

Foto: Arquivo Pessoal.

Destaque as formas de forma repetida, como círculos, triângulos, linhas onduladas. Não se prenda apenas a uma forma, o segredo é misturar sem medo. Use móveis de formatos diferentes e combine por exemplo com algumas características do design retrô. Não se prenda a padrões. Eles devem ser fora do comum e relevantes, como misturar tons pasteis para trazer um ar mais contemporâneo.

Utilize várias cores ao mesmo tempo. Tons mais escuros e vivos, cores quentes e frias misturadas. O importante é que essa mistura fique agradável e harmoniosa.

Lembre-se que essa tendência Memphis, é uma expressão da liberdade, então as cores devem ser aplicadas sem regras rígidas.

Se você não quiser ousar no ambiente todo, escolha um móvel ou uma parede para ser o destaque do espaço. Escolha uma cor mais chamativa para o item escolhido e o restante mantenha em tons mais neutros.

Outra dica é usar a arte como destaque, pois ela dá voz ao que as pessoas querem expressar. Crie suas próprias composições de quadros, com aparência divertida e elegante. Arte colorida e com frases de impacto, traduzem um pouco da rebeldia do Memphis Group que de uma certa forma, surgiu como uma ruptura ao design que era produzido na época.

Sem dúvida um estilo exótico que marcou época e que retorna como tendência. E que bela tendência!