Confira as solicitações e os projetos que foram aprovados pelo Legislativo na sessão do dia 14

0
831
(Foto: Internet)


Na sessão do dia 14 de janeiro, da Câmara de Vereadores, foram feitas solicitações, como também aprovados alguns projetos pelos vereadores.

Projeto denomina rua Gerhard Rudolf Kleine

O vereador Luia Barbacovi (Progressistas) apresentou projeto de lei onde altera a nomenclatura da Rua da Fé para Rua Gerhard Rudolf Kleine. A solicitação partiu da associação de moradores do bairro e seguiu anexo, assinatura dos moradores da via. A proposição foi aprovada, de forma unânime, na noite de hoje (14).

“Entende-se, portanto ser justa a homenagem a este cidadão que deixou um grande legado de caráter, força, determinação e exemplo de vida para o nosso Município”, disse Luia.

Romeu Dutra receberá honraria do Legislativo

A Câmara Municipal aprovou na sessão de hoje (14), por unanimidade, o projeto de lei de autoria do vereador Luia Barbacovi que concede o Troféu Mérito Gramado ao senhor João Romeu Dutra, pelos relevantes serviços prestados à comunidade gramadense. A entrega do título ocorrerá em Sessão Solene da Câmara, a ser comunicada previamente.

Volnei pede criação do Conselho Municipal de Saneamento 

O vereador Volnei da Saúde (Progressistas) apresentou pedido à Prefeitura onde solicita que institua-se o Conselho Municipal de Saneamento, conforme prevê o Art.112 da Lei Nº 3530 de 26 de Dezembro de 2016.

“Em razão das diversas demandas existentes no saneamento básico da cidade, entre elas as várias situações recorrentes com a falta de água e de investimentos no setor, entende-se que o Conselho Municipal de Saneamento possa agregar e contribuir na busca por soluções, o que motiva o pedido”, disse.

Rafael apresenta sete pedidos à Prefeitura

O vereador Rafael Ronsoni (Progressistas) apresentou quatro pedidos de providências e três de informação ao Executivo Municipal.

No primeiro pedido ele busca informações sobre o Plano de Mobilidade Urbana. Rafael quer saber qual o valor gasto para confecção do projeto e a previsão de apresentação do projeto finalizado. “Saliento que esse assunto é de interesse da comunidade e assim diante da prerrogativa do vereador de fiscalizador, quero trazer maior transparência à comunidade”, destacou.

Ronsoni também busca informações sobre fiscalização do projeto de lei de transporte por aplicativo. “Gostaria de saber quantos veículos foram autorizados a trabalhar mediante normas expostas no projeto, desde a aprovação da lei, quantos motoristas estão cadastrados para vistoria e regularização e como está sendo a fiscalização dos veículos de fora do município e como estão sendo advertidos”, explicou.

Rafael requer ainda informações sobre a Coleta de Lixo. “Solicito informações sobre quando encerrou o contrato com a Empresa Geral, quais valores de aditivos, caso foram feitos, quantas empresas estão cadastradas e quais são na nova licitação e qual prazo para volta do funcionamento da rede de coleta de lixo”, disse.

O Vereador também apresentou pedidos de providências. No primeiro pede para que à Prefeitura providencie manutenção em parada de ônibus localizada entre os imóveis de número 617 e 663 e, do largo cultural em frente ao número 527, na Rua São Pedro. “Faço esse pedido, pois os vidros estão quebrados e colocando em risco, desta forma, a segurança das pessoas que utilizam os logradouros públicos”, explicou.

Rafael solicita ainda ao Executivo que providencie poda de arbustos na Rua Tristão de Oliveira, altura do número 860. “Os arbustos referidos estão sob a via de passagem de pedestres o que dificulta a utilização do espaço e obriga que eles utilizem a rua colocando a segurança deles em risco”, enfatizou.

O Vereador também pede a realocação de poste ou alargamento de passeio público na Rua Emilio Leobet, bairro Avenida Central. “O poste esta dificultando a utilização do passeio público, obrigando que os usuários caminhem pela via de rolamento, o que coloca em risco a segurança dos transeuntes e motoristas que circulam pela Rua”, disse.

Por fim, Ronsoni requer a substituição de lâmpadas de iluminação pública queimadas na Rua Tristão de Oliveira, no trajeto compreendido entre as ruas Santo Ângelo e Rua Abel Parmegiani. “O intuito da proposta é melhorar a iluminação pública o que proporciona aos usuários e moradores uma melhora na segurança”, finalizou.

Professor Daniel pede mais verba para a UGE

O vereador Professor Daniel (PT) apresentou indicação ao Executivo Municipal solicitando que seja feita suplementação de recursos para a UGE- União Gramadense de Estudantes.

“Considerando a arrecadação realizada pelo concurso público na ordem de aproximadamente R$ 2 milhões e também a venda da folha, da Prefeitura, para o Banco Itaú, a qual propiciou a arrecadação de R$ 1,6 milhões e que o município teve um superávit financeiro no fechamento do exercício do ano de 2018, solicito que através do Prefeito Municipal seja destinada, parte desses recursos, para a complementação do custeio com o transporte universitário.