Conferência Municipal de Vigilância em Saúde discutiu políticas públicas do setor

5
1497
Gestores, comunidade e servidores participam da conferência. Foto: Carlos Borges.


Direitos, conquistas e a defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade foram os temas debatidos na última terça-feira, 29 de agosto, na 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS) de Gramado.

O evento ocorreu no Centro Municipal de Saúde e apresentou à comunidade, gestores e servidores as ações promovidas pelo setor.  A iniciativa partiu da orientação do Ministério da Saúde, para que os municípios tenham representatividade nas etapas estaduais e nacionais das conferências.

O eixo de estudos principal foi a Política Nacional de Vigilância em Saúde, a Política Estadual de Vigilância em Saúde, e o fortalecimento do SUS como direito de Proteção e Prevenção da Saúde do povo Brasileiro – “Fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde”. A Conferência foi presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, o cardiologista César Maciel.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) participou da abertura e aproveitou para parabenizar a equipe pela conquista do Prêmio de Medicina Veterinária e Zootecnia, concedido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. “Quando o trabalho é bem-feito deve ser valorizado. Parabéns a toda a equipe da Vigilância por essa conquista. Ações como esta extraem o melhor da nossa cidade”, salientou Fedoca.

O vice-prefeito Evandro Moschem (PMDB) destacou a relevância da conferência. “Em Gramado, já temos o Conselho Municipal de Saúde muito atuante, com políticas públicas de qualidade. Com a realização desta Conferência, demandas importantes para o sistema de saúde do município serão debatidas”, ressaltou.

Eleitos os delegados municipais

Na ocasião, foram eleitos os delegados municipais, que serão os representantes legais do município nas conferências Estadual, no mês de outubro, e Nacional, em novembro. Foram eleitos como delegados César Augusto Haag Brum, Jamyson Souza Macedo, Camile Moraes e Cristiano Fattori. A CMVS contou com palestras ministradas por profissionais da área, que esclareceram as competências de cada uma das Vigilâncias.

“Foi uma ótima oportunidade para debates, ideias e metas a serem estudadas e colocadas em prática em Gramado. Toda a Secretaria da Saúde vem se empenhando e obtendo resultados significativos para a comunidade”, avaliou o secretário da Saúde, João Teixeira (PMDB).

5 COMENTÁRIOS

  1. Have you ever thought about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is fundamental and all. However think about if you added some
    great visuals or videos to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with images and video clips, this blog
    could undeniably be one of the greatest in its field.
    Good blog!

  2. Hi there! Someone in my Myspace group shared this website with us
    so I came to check it out. I’m definitely enjoying the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers!
    Wonderful blog and wonderful style and design.

Comments are closed.