Conferência debate os desafios de envelhecer no século XXI

0
719
A Conferência aconteceu nesta manhã no auditório do Centro Municipal de Saúde. Foto: Carlos Borges.


“Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Este foi o tema da II Conferência Municipal do Idoso, realizada na manhã desta sexta-feira,22, no Centro Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria da Cidadania e Assistência Social. O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), a secretária de Cidadania e Assistência Social, Ana Lovato e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Gramado, Vilnei Cecin estiveram presentes na abertura do evento que reuniu diversos idosos da cidade.

“O papel do idoso na sociedade não deve ser apenas assistencial e sim de participação. Quanto mais os idosos puderem participar dos atos e dos fatos que ocorrem no Município, no Estado ou no País será melhor para todos”, afirmou o prefeito. Ele também ressaltou que eventos como a Conferência, tem como objetivo alertar que é obrigação da família, da sociedade e do Poder público assegurar os direitos dos idosos.

A secretária de Assistencial Social afirmou que o Município tem investido e apoiado eventos e serviços voltados para os idosos que estão socialmente excluídos, através dos serviços ofertados pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Várzea Grande e Piratini.

Aos 77 anos, o idoso Darci Maia, atendido pelo CRAS, faz questão de participar de todos os eventos realizados pela Prefeitura. “Com esses eventos a gente se sente valorizado e respeitado. É sempre bom para podermos aprender um pouco mais, afinal, é muito bom envelhecer”, disse. 

Conferência – A Conferência ministrada pela assistente Social e presidente do Conselho Municipal do Idoso da cidade de Passo Fundo, Lizandra Hoffmann Passamani, é um fórum legítimo e democrático para a discussão, revisão e avaliação das ações desenvolvidas para as pessoas idosas.