Comunidade se reúne para pensar o futuro de Gramado

0
1327
Oficinas reuniram a comunidade para diagnóstico do município e para preparar a cidade para o futuro . Foto: Prefeitura de Gramado.


Dando continuidade às ações da Agenda Estratégica de Gramado, representantes e lideranças da comunidade participaram de oficinas públicas promovidas pela Prefeitura com a coordenação técnica do arquiteto e urbanista Rubén Pesci, referência mundial na área. As oficinas, que ocorreram na segunda (26) e terça (27), no Polo Véra Grin da Universidade Aberta do Brasil (UAB), foram uma oportunidade da população pensar no futuro da cidade, apontando desafios e sugerindo possíveis soluções. O prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, lembrou da importância da cooperação da comunidade. “A presença de cada um de vocês é importante para pensarmos juntos o futuro de Gramado. Assim, podemos construir uma cidade sustentável e melhor para todos”.

As oficinas foram um espaço de diagnóstico, de diálogo e de opinião dos participantes para a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana. A metodologia utilizada durante as oficinas dividiu as pessoas em dois grupos, que trabalharam nas temáticas de Ecoforma, sobre questões de biodiversidade e ecossistemas naturais, e de Socioforma, que abordou questões sociais e econômicas.

Para o arquiteto e urbanista Rubén Pesci, que lidera a equipe da CEPA Consultora, os trabalhos tiveram bom aproveitamento. “Percebemos um grande nível de comprometimento e responsabilidade das pessoas. Elas demonstram querer conhecer mais sua cidade e avançar na ideia de sustentabilidade econômica, social e ecológica. Esse é um trabalho de percepção e de mapeamento, que exige envolvimento comunitário”, disse.

O secretário de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Jeferson Zatti, agradeceu a participação da comunidade. “Fico muito feliz em saber que tantas pessoas se preocupam com o futuro da nossa cidade. Com a participação de todos, podemos debater questões, estabelecer prioridades e propor novas ideias”.

O trabalho já desenvolvido pela CEPA em Gramado também foi apresentado nas oficinas, que inclui a realização de uma pesquisa com moradores para o mapeamento de dados sobre as dificuldades no trânsito, visitas de campo com a equipe projetual para reconhecimento das questões e problemáticas da cidade e oficinas com a equipe técnica municipal.

As próximas etapas da Agenda Estratégica envolvem uma pesquisa sobre o transporte público e uma nova oficina no final de março, em que a comunidade será convidada a participar novamente. Essa oficina trará os resultados dos últimos trabalhos, com os principais conflitos e as principais potencialidades observadas. O objetivo será encontrar estratégias sustentáveis, buscando combater os conflitos e aproveitar as oportunidades do município.

Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana

Iniciativa da administração municipal, a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana busca preparar Gramado para os desafios do crescimento com um olhar sustentável. O trabalho tem sido coordenado pelo arquiteto e urbanista, Rubén Pesci, que é referência na área, e pela equipe da CEPA Consultora. Pesci e a equipe apresentarão à administração, em maio, além do Plano de Mobilidade, uma agenda de estratégias a curto, médio e longo prazo que terão o papel de direcionar as políticas de desenvolvimento da cidade nas próximas décadas.