Comunidade brilha na primeira noite do Festival de Cinema

0
1277
No Projeto Educavídeo, crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, produziram curtas e um média-metragem, resultado das oficinas de audiovisual que realizaram durante o ano. Os filmes abriram a programação do Palácio dos Festivais, na noite de quinta-feira, 17. Os alunos comemoram a exibição. Foto: Diego Vara / Pressphoto.


Reunindo os novos talentos que dia a dia reinventam a cultura da cidade de Gramado, a sessão do programa EDUCAVÍDEO fez a comunidade local brilhar na noite que antecede a abertura oficial do 46º Festival de Cinema de Gramado. Na já consolidada avant première que exibe os filmes produzidos pelo EDUCAVÍDEO, os gramadenses saudaram os jovens dos colégios públicos da cidade que, através do cinema, encontram uma importante ferramenta para expressar os sentimentos, as alegrias e os dilemas de suas próprias gerações. “Além disso, o EDUCAVÍDEO também é um incentivo à autonomia e à responsabilidade, já que os alunos são responsáveis por todas as etapas dos filmes”, avaliaram as professoras Amanda Menger e Taíse Martins, presentes na cerimônia.

Hoje realizando oficinas para qualificar o corpo docente, o EDUCAVÍDEO segue avançando e se lançando em novos desafios, como o primeiro média-metragem realizado pelo programa: “Corrida pela vida: uma jornada de gratidão”, um documentário que resgata a memória dos 20 anos da Corrida pela Vida em Gramado. Mais cinco produções assinadas pela garotada foram projetadas no Palácio dos Festivais: “O Bosque”, de Giulia Zamberlan e Roger Beloto; “O Veneno”, de Stephany Lopes dos Santos e Kauê Estevan Godoy de Siqueira; “Valentim”, de Bianca Fioreze e Joana Haack Peteffi; “Adágio: Um Salto Antes da Hora”, de Bruno Haack Peteffi e Victoria Lauterbach Amorim; e “Uma Vovó Fora do Normal”, de Ticiane da Silva.

As autoridades presentes na sessão reforçaram o seu compromisso e a sua admiração pelo EDUCAVÍDEO. Com emoção, o prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca, deu um recado para os jovens presentes no Palácio dos Festivais: “Tomem para vocês o EDUCAVÍDEO e, sobretudo, esse país que tanto necessita da juventude. Projetos como esse hão de fazer do Brasil o nosso país tão sonhado”. Secretária de educação do município, Gilça dos Santos Silva parabenizou o Festival de Cinema de Gramado por seguir incentivando o protagonismo dos novos cineastas, mostrando que “o evento tem uma perspectiva de futuro baseada em sua própria comunidade”. Já Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, autarquia realizadora do evento, lembrou que o EDUCAVÍDEO é a “essência de Gramado no Festival de Cinema”, felicitando os jovens realizadores de Gramado pelo empenho diário com a iniciativa.