O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER), realizou sua primeira reunião do ano na quinta-feira (25), no Expogramado, quando foi apresentada a nova lei do Programa Municipal de Apoio às Agroindústrias (Gramado Colônia), os projetos que serão enviados ao Ministério da Agricultura, e os nomes dos agricultores para inclusão no programa de repasse de recursos do Governo do Estado.
A coordenadora das agroindústrias, Elisa
Durante o encontro, também foi discutido pelo Conselho, a deliberação sobre a inclusão de estabelecimentos que produzem conservas de carne no Programa Gramado Colônia, pois alguns produtores não se enquadram nos critérios estabelecidos na lei como, por exemplo, aqueles que não possuem o Talão de Produtor ou a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). “Situações como essa podem ser atendidas desde que haja aprovação prévia pelo COMDER”, ressalta Elisa.
Participaram da reunião, o presidente do Conselho, Giovanni Galgaro (Secretaria de Fazenda), o secretário-geral, Hector Eder (EMATER), a coordenadora das agroindústrias, Elisa Schreiner, o Secretário Adjunto da Agricultura, Antonio Fávero, demais membros do COMDER, agricultores do município e