Combate ao comércio ambulante conta com reforço de sete profissionais

4
1194
Fiscais de postura atuam no combate ao comércio ambulante. Foto: Carlos Borges.


Para auxiliar no combate ao comércio ambulante e reforçar a segurança no trânsito durante o período do Natal Luz, Gramado conta com o reforço de mais sete profissionais, contratados temporariamente, que juntam-se às equipes da administração municipal.

No caso do comércio ambulante, quatro fiscais temporários atuam desde o início de dezembro, principalmente em plantões noturnos na área central da cidade e nas redondezas dos espetáculos do Natal Luz. Junto com os seis funcionários públicos detentores do cargo de fiscal de posturas. Assim, sobe para 10 o número de profissionais combatendo a comercialização ilegal em vias públicas.

Desde que o Natal Luz começou, já foram apreendidos mais de dois mil artefatos luminosos, brinquedos e capas de chuvas. “Temos um índice maior de comércio ilegal na época do Natal. As contratações temporárias tornam mais efetivo nosso trabalho de monitoramento durante esse período”, ressalta o diretor de fiscalização de posturas, Giovanni Galgaro.

De acordo com o Código de Posturas (Lei 2398/2005) e com o Código Tributário do Município (Lei 2158/2003), quem realizar comércio ambulante terá sua mercadoria apreendida e receberá uma multa no valor de R$ 1.653,78, independente da quantidade de material apreendido. “Em parceria com a Brigada Militar, conseguimos identificar os ambulantes para a emissão das multas”, salientou Galgaro.

Em relação ao material apreendido, o Código de Posturas prevê que a mercadoria recolhida possa ser destinada a entidades filantrópicas, creches ou escolas municipais. Neste ano, parte dos brinquedos apreendidos foram doados à entidade beneficente Damas de Caridade, que destinou o montante à campanha Natal Solidário. A campanha, organizada pelo Gabinete da Primeira-Dama, distribuiu os brinquedos no bairro Jardim e no Loteamento Altos da Viação Férrea, na Várzea Grande.

Denuncie – Para denúncias envolvendo o comércio ambulante, o setor de fiscalização disponibiliza o telefone (54) 99976.6058.

Mais orientadores de trânsito nas ruas

A contratação de três orientadores de trânsito temporários visa auxiliar o atendimento das demandas envolvendo o aumento do fluxo de veículos. Divididos na área central da cidade, em pontos turísticos e em espetáculos do Natal Luz, eles orientam os usuários das vias e prestam informações. Os orientadores trabalham em plantões durante os turnos da manhã, tarde e noite, todos os dias da semana.

“Neste período em que Gramado recebe maior número de veículos, a contratação dos orientadores é essencial para a fluidez do trânsito. Os três profissionais somam seus esforços aos dos 12 agentes de trânsito que a Prefeitura possui”, destacou o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo.

Também pensando em alternativas para desafogar o trânsito, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana indica uma alternativa para acesso ao ExpoGramado, palco dos espetáculos Grande Desfile de Natal e Natal Pelo Mundo. Quem estiver se dirigindo em direção ao local, pode utilizar a Rua das Fontes e, em seguida, a Rua da Floresta (ambas no bairro Floresta). Este trajeto dá acesso aos fundos do ExpoGramado.

4 COMENTÁRIOS

  1. What i don’t understood is actually how you’re now not really a lot more smartly-favored than you may be now.

    You’re very intelligent. You realize therefore considerably
    with regards to this matter, produced me in my view imagine it from
    numerous various angles. Its like men and women aren’t fascinated
    unless it is something to do with Lady gaga! Your personal stuffs outstanding.
    At all times maintain it up!

Comments are closed.