Com início em 6 de agosto, Festival Sabores da Colônia reunirá 23 expositores na Rua Coberta de Nova Petrópolis

0
2906
Foto: Marcelo Moura.


Tem início no dia 6 de agosto, com programação até o dia 22, o Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis. O evento que evidencia a produção rural e colonial contará com 23 expositores na feira da Rua Coberta, além de shows e oficinas online, caminhadas, pedal e passeios diários de jardineira. A programação ocorre ao longo das três semanas, de sexta-feira a domingo.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, destaca a dupla importância do evento, que a valoriza a produção rural e colonial do Município através do turismo. “O visitante certamente irá aprovar os diversos produtos oriundos do nosso interior, bem como as demais atrações da programação do Festival Sabores da Colônia”, afirma o prefeito.

Organizada em formato de feira na Rua Coberta de Nova Petrópolis, a exposição e comercialização de produtos coloniais contará com 23 participantes, distribuídos em 19 espaços. O funcionamento dos estandes será de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h.

“Em primeiro lugar, este é um resgate da cultura e da tradição do nosso interior. E é também uma forma de mostrar e divulgar o que é produzido na zona rural, principalmente sob o ponto de vista da qualidade”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, parceiro do Município na realização do Festival.

Para a realização da feira, serão obedecidos os protocolos sanitários vigentes da região no “Sistema 3As de Monitoramento”, com uso obrigatório de máscara, controle de distanciamento nos estandes e disponibilidade de álcool gel. Equipes de segurança atuarão em período integral para acompanhar e orientar o distanciamento. Não será permitida a degustação e/ou consumo de alimentos e bebidas na Rua Coberta.

Os tradicionais mascotes do Festival Sabores da Colônia, Anna e Otto, estarão na Rua Coberta e Praça das Flores ao longo dos dias de programação, interagindo com o público e animando a feira.

PROGRAMAÇÃO

De sexta-feira a domingo, em diferentes horários, serão oferecidos passeios de Jardineira, todos iniciando na Praça das Flores. O “City Tour” terá saídas de hora em hora, das 9h às 19h. Além disso, às 9h30 e às 13h30 acontece o “Tour Rural: Malakoff e Berço do Cooperativismo”. Às 16h30 inicia o “Tour Pôr do Sol no Ninho das Águias”.

Os três domingos do Festival contarão com caminhadas, organizadas pela Associação Tchon Ji: Roteiro Sítio Grünes Paradies (08/08), Roteiro Nove Colônias (15/08) e Roteiro São Jacó (22/08). As inscrições podem ser efeituadas através da página da Associação Tchon Ji no Facebook: www.facebook.com/TchonJiNP. Informações: (54) 99109-5073.

No dia 15 de agosto, às 8h30, acontecerá o Pedal para Família, organizado pela Pedalando no Sul. Inscrições pelo site www.printa.com.br. Informações: (54) 99217-3088.

O Festival Sabores da Colônia também terá momentos de programação online. Serão seis oficinas transmitidas pelo Facebook (www.facebook.com/novapetropolisrs) ao longo das três semanas: Apicultura e Meliponicultura (07/08), A tradição do uso de plantas medicinais aromáticas e condimentares no meio rural (13/08), Agroindústria familiar: sabores e sabores (13/08), Turismo Rural: uma experiência única (14/08), Agroindústria familiar: cultura e desenvolvimento rural (20/08) e Culinária Tcheca – Bramboračka.

Também pela página da Prefeitura de Nova Petrópolis no Facebook serão transmitidas as lives dos shows de abertura e encerramento do Festival. No dia 6 de agosto, às 19h, após a cerimônia de abertura, a atração será a Banda Exemplo. No dia 22 de agosto, às 19h, apresenta-se no encerramento a Super Banda Real.

O Festival Sabores da Colônia é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através das Secretarias Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café. O evento conta com apoio de Emater/Ascar RS, Cetanp, Sicredi Pioneira RS e Bitcom.