Coach, treinador ou técnico

4
2183
Foto: internet.


Coach é uma palavra originária da lingua inglesa, cuja tradução é: treinador, instrutor ou preparador desportivo, ou seja, técnico de equipe esportiva.

No Brasil, o conceito de coach como treinador, instrutor ou preparador foi adaptado para técnico de equipes de trabalho em instituições que necessitam de líderes para o bom funcionamento das mesmas.

É atribuição do coach (líder) identificar e desenvolver as competências e habilidades nos coaches (liderados) necessárias para alcançar seus objetivos e por consequência, atingir as metas da empresa. Observe que não é uma função simples para trabalhar, dado que, lida com pessoas de motivações semelhantes, mas com crenças e valores bem diferentes.

A grande diferença entre uma empresa e uma equipe desportiva está na forma de agir, isto é, enquanto a equipe desportiva treina para atuar, nas empresas as equipes atuam e treina simultaneamente, quando muito, reuniões são convocadas para equacionar situações atípicas. Dado esta demanda, a procura de líderes coachs tem crescido e na carona deste crescimento, cresceram também a oferta de cursos de formação em coach. A consequência óbvia é: nem todos cursos são bons.

Áreas de desenvolvimento na vida que os bons cursos estimulam: intelectual, emocional, espiritualidade, relações humanas, profissional, financeira, física (ginásticas e lazer) e trabalho voluntário.

Para saber se um curso está apto a oferecer uma boa formação, basta verificar se há profissional graduado em psicologia, visto que, há três áreas (emocional, relações humanas e espiritualidade), que dependem desta formação e mais, nem todo psicólogo(a) estão aptos a capacitar futuros coachs, porque desconhecem a dinâmica nas empresas, pois nunca ou pouco trabalhou numa empresa.

Observação, tem pessoas procurando curso de coach, com intuito de sanar dificuldades de relacionamento ao invés de fazer psicoterapia, o que é uma falsa ilusão, visto que, a habilidade de coach tem foco no futuro, enquanto a pessoa não reelaborar suas crenças e valores do passado, jamais conseguirá ter um bom desempenho de líder eficaz. Independentemente do tipo de instituição, as empresas atuais são organizações que aprendem.

4 COMENTÁRIOS

  1. Unquestionably consider that that you stated. Your favourite justification seemed to be on the
    net the easiest thing to take into account of. I say to
    you, I definitely get irked even as folks think about issues that they just don’t realize
    about. You controlled to hit the nail upon the highest and also outlined out
    the entire thing without having side-effects , people can take
    a signal. Will likely be again to get more.

    Thanks

Comments are closed.