Cidade Educadora realiza 2º Encontro na Vila Germânia

0
653
Foto: Ana Paula Backes/Comunicação PMNP.


No sábado, 27 de novembro, na Escola 1º de Maio, aconteceu o 2º encontro do projeto “Lixo, desde sua separação até seu destino final”, promovido pela Equipe Vila Germânia da Cidade Educadora. A ação faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional das Cidades Educadoras, cujo lema para 2021 é “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”.

Participaram da atividade o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke; o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Michaelsen; a coordenadora regional de educação da 4ª CRE, Viviane Vanessa Devalle; o presidente da Associação de Moradores da Vila Germânia, Jacó Flach; a diretora da Escola 1° de Maio, Elen Wedig Raimann, e demais membros do projeto.

Em sua saudação, o prefeito Jorge Darlei Wolf parabenizou o trabalho que vem sendo feito pelo projeto e colocou o poder público à disposição para cooperar com o sucesso e expansão da ação.

Ao longo da manhã aconteceu uma roda de conversa com a apresentação das ações que o projeto “Lixo, desde sua separação até seu destino final” vem desenvolvendo. O secretário Jorge Luiz Lüdke e o coletor Eliezer Matheus Gomes dos Santos, da Junges Soluções em Limpeza Urbana, que realiza a coleta de lixo no Município, falaram sobre a quantidade de resíduos produzido em Nova Petrópolis e a forma correta de descarte de cada material.

Em seguida, houve a fala de representantes das empresas Seibt Máquinas; da Umwelt Serviços de Engenharia, que recolhe lixo hospitalar, e da Brancão Hortifruti, sobre o uso de sacolas reutilizáveis no comércio. Vyvian Ceres Kontz falou sobre o reaproveitamento de retalhos e tecidos. E para concluir, os voluntários do “Projeto Lixo”, Irineu Lasch e Ildo Müller, falaram sobre o tema “lixo zero”

DIA INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS

Nesta terça-feira, 30 de novembro, comemora-se o Dia Internacional das Cidades Educadoras. Para tanto, haverá programação especial durante a sessão da Câmara de Vereadores, com a participação do prefeito Jorge Darlei Wolf e da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal. A sessão iniciará às 19h30.