Chegada do Fogo Simbólico marca o início das comemorações da Semana da Pátria

0
963
Secretária da Educação, Gilça Silva, e Presidente da Câmara de Vereadores, Manu Caliari. Foto: Carlos Borges.


A chegada da centelha do Fogo Simbólico da Pátria em Gramado, nesta segunda-feira (27), marca o início das comemorações cívicas na cidade. O Fogo Simbólico foi recebido por autoridades municipais, professores e estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho e da Escola Municipal de Educação Infantil Julita Tissot, em cerimônia na Secretaria da Educação.

O coronel da reserva da Brigada Militar e membro da Liga da Defesa Nacional, Álvaro Raul Cruz Ferreira, foi quem trouxe o Fogo Simbólico ao município, recebido pela Secretária da Educação, Gilça Silva, e pela Presidente da Câmara de Vereadores, Manu Caliari. O Secretário da Cultura, Allan John Lino, e o membro da Liga da Defesa Nacional, Félix Tibiriçá Pinheiro da Rocha, também participaram do ato. A cerimônia contou com a participação da Banda Marcial da Escola Municipal Senador Salgado Filho. A partir de agora, durante todo o mês de setembro, o Fogo Simbólico ficará na Secretaria da Educação.

O coronel Álvaro Ferreira é o responsável por levar a centelha da Pátria para as cidades do norte e nordeste do Estado. “Reverenciamos aqui a nossa bandeira, o nosso hino e o Fogo Simbólico. Desde o dia 17 de agosto estamos percorrendo as estradas e levando amor e civismo para as comunidades de todo o Rio Grande do Sul”, falou.
A Secretária da Educação, Gilça Silva, convidou os presentes a participarem do Mês Cívico, programação que levará atividades aos colégios municipais relacionadas à Pátria. “Nossas escolas sediarão ações com o tema Cidadania Comunitária, propondo reflexões sobre diversidade cultural, respeito e cidadania”, lembrou.

A Presidente da Câmara de Vereadores, Manu Caliari, destacou a importância do ato da chegada do Fogo Simbólico. “A nossa cidade se engrandece nesta tarde. É um momento de mostrar amor ao nosso país”, disse.

Cidadania Comunitária é tema de 2018

As escolas do município de Gramado já estão nos preparativos para o Mês Cívico, especialmente para o Desfile da Independência, que neste ano conta com o tema “Cidadania Comunitária” para que jovens e adultos reflitam sobre diversidade cultural, respeito e cidadania. O desfile está marcado para ocorrer no dia 7 de setembro, às 9h, em frente ao Hotel Serra Azul, na Avenida das Hortênsias. Somente em caso de chuva será cancelado.

Também de 3 a 28 de setembro, as 27 unidades de ensino fundamental e de educação infantil preparam atividades próprias alusivas à Pátria envolvendo alunos, professores e também a Secretaria da Educação, que em cada escola levará convidados especiais.