Chegada do Fogo Simbólico marca início das comemorações da Pátria

0
979
Desfile de 7 de Setembro de 2017. Foto: Carlos Borges.


As escolas do município de Gramado já estão nos preparativos para o mês cívico, especialmente para o Desfile da Independência, que neste ano conta com o tema “Cidadania Comunitária”, para que jovens e adultos reflitam sobre diversidade cultural, respeito e cidadania. A ideia é que as escolas e instituições participantes do ato cívico repensem a sua identidade e sua importância na sociedade. O desfile está marcado para ocorrer no dia 7 de setembro, às 9h, em frente ao Hotel Serra Azul, na Avenida das Hortênsias. Somente em caso de chuva será cancelado.

Para marcar o início das comemorações, ocorre a chegada do Fogo Simbólico na cidade na próxima segunda-feira (27), às 16h45min, na Secretaria da Educação. Neste ato, participam autoridades do município, representações de escolas e entidades, e a Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho.

Já de 3 a 28 de setembro, as 27 unidades de ensino fundamental e de educação infantil preparam atividades próprias alusivas à Pátria envolvendo alunos, professores e também a Secretaria da Educação, que em cada escola levará convidados especiais.

A Secretária da pasta, Gilça Silva, fala da importância da participação de toda comunidade. “O objetivo do mês cívico está relacionado diretamente ao papel de cada cidadão na sua comunidade, com aquilo que cada indivíduo faz por si, mas principalmente por aqueles que estão ao seu redor, por exemplo, no bairro em que sua escola está inserida. Queremos que este seja um momento de repensarmos o que estamos fazendo em prol dos nossos irmãos, através de um resgate da história, da cidadania, e do que é ser Gramadense”, explica.