Cerca de 700 pessoas participaram do Premiere Weekend

0
861
Cerca de 700 pessoas passaram pelo 1º Premiere Weekend nas 16 horas do evento. A Camerata da Orquestra Sinfônica de Gramado abrilhantou a solenidade de abertura. Foto: Marlova Martin.


Em busca de diversão familiar, bons momentos entre pessoas e um dia inteiro recheado de atrações, ocorreu no último sábado (28), no Expogramado, o 1º Premiere Weekend. O objetivo do evento foi promover uma festa com iniciativas que resgatassem a convivência saudável entre famílias e amigos, sob um panorama diferente das que acontecem atualmente. Cerca de 700 pessoas passaram pelo local durante as 16 horas do evento.

O Prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, na solenidade de abertura, afirmou que diversas comemorações ocorrem na cidade, mas que raramente se tem um evento tão bonito e importante, e que envolva tantas pessoas com um tema fundamental, que é a família.

“Acho que o caminho adotado pelo Premiere Weekend é um ideal para que a gente troque experiências, se estimule e cresça, porque essa é a nossa chance de mudar o Brasil. Nós que haveremos de transformar esse país naquilo que sonhamos. Para isso, temos que capacitar a nossa juventude, os nossos adolescentes para que eles corrijam as coisas ruins que as outras gerações, por exemplo, fizeram pelo país, por isso saúdo esse evento e quero que ele tenha uma vida muito longa”, enfatizou Fedoca.

O 1º Premiere Weekend ofertou ao público diversão, cultura e informação, contando com a participação de entidades sociais, órgãos civis e militares, apresentações culturais da Camerata da Orquestra Sinfônica de Gramado, do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, da Cia de Dança Vivarte e do Grupo Bocalis, e musicais com o cantor nativista Marco Lima e as bandas Tanlan e Noah Rock. Além de música e apresentações artísticas, os presentes puderam também participar de oficinas de conscientização, jogos de mesa, brincadeiras cooperativas, tirolesa, entre diversas outras atrações para todas as idades.

Pai de Hillary Hanauer Leal, de três anos, o técnico em enfermagem, José Altair Leal, aproveitou a proposta para curtir o dia com sua filha. “Não consigo saber o quanto é dispendioso um evento deste. Mas me pareceu educativo e de lazer! Onde os pais e filhos puderam participar”, disse ele, aprovando a iniciativa e parabenizando os idealizadores. “Particularmente, nós aproveitamos muito. Só não consegui ir nas palestras, pois me deti na recreação da minha bebê. Essa é minha filosofia de pai. Participar do desenvolvimento numa troca mútua de respeito, responsabilidade e educação”, completou.

O coordenador de relacionamentos do TeachBeyond Brasil – Janz Team Gramado, Erlo Saul Aurich, exaltou o sucesso da primeira edição do evento. “O Premiere Weekend nasceu com a cara do protagonismo Gramadense. Esta edição é um marco nas iniciativas em busca de resgatar os valores éticos e morais em um tempo manchado pela violência e desagregação”, disse, destacando as palestras sobre prevenção ao suicídio, drogas, e conscientização sobre álcool e direção com o psiquiatra João Alberto Slongo Martins, o psicólogo Marcelo Perpétuo, o psicólogo Carlos Theodoro de Albuquerque, e a Fundação Thiago Gonzaga.

Moradores do Mato Queimado, a analista de RH, Débora Morais, e o projetista mecânico, Rafael Morais, estiveram no evento com o filho Otto, de cinco meses, e participaram de algumas palestras. “Achamos a programação muito boa e os temas bem interessantes. Esse projeto deveria ocorrer semestralmente ou anualmente envolvendo toda a família”, comentou Rafael.

Casos de família foi o grande vencedor dos curtas-metragens

Outro ponto alto da primeira edição do 1º Premiere Weekend foi a apresentação e premiação dos curtas-metragens produzidos por jovens Gramadenses e de mais de 30 cidades do Estado, que desenvolveram os filmes em oficinas de teatro durante a temporada de acampamentos do TeachBeyond Brasil.

O grande vencedor da noite foi o filme Casos de Família, protagonizado por: Vittoria Andreolla Kelen, do Colégio Estadual Santos Dumont, de Gramado; Alícia Luiza Koch dos Santos, do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schafke, de Três Coroas; Henrique Wille Buss, do Colégio São José, de Pelotas; e Érica Contreira Duarte, da Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, de São Lourenço do Sul.

O filme retratou a falta de comunicação e atenção entre os integrantes de uma família: avó materna, mãe, filho e filha, sem a participação ativa do pai. Tudo começa com uma pequena discussão na sala de estar da família para assistir ao programa favorito do filho, quando entra a avó com seu medicamento para dormir dentro de um frasco, e mesmo ela avisando que não poderiam tomar, no momento da discussão, o filho ingere o remédio sem que ninguém na sala perceba e acaba dormindo. O que motiva a avó, a mãe e a irmã a pensarem que o menino morreu. Neste mal entendido, elas acabam encomendando até caixão para o suposto morto que apenas dormiu por alguns instantes no sofá da sala.

O enredo do curta alerta para a necessidade de diálogo e integração entre as famílias. Os estudantes premiados levaram um Tour Uva e Vinho com Trem Maria Fumaça, fornecido pela Brocker Turismo.

O segundo lugar ficou para o filme DNA dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho de Gramado, que levaram uma Noite Alemã com jantar em Nova Petrópolis, doado pela Turistur.

A professora de artes da escola, Milena Mariz, conta a concepção do curta, que partiu de um trabalho com fotografia e memória na disciplina de artes com os nonos anos. “Uma das histórias compartilhadas foi muito marcante para o grupo e decidimos, a partir de depoimentos, criar esse trabalho e inscrever o filme no Premiere Weekend”, comenta ela.

De acordo com Milena, para os jovens foi muito importante participar desse trabalho, porque ele é promissor no sentido de aumentar e estimular cada vez mais a criação em cinema. “Entendo que projetos como este fortalecem a autoestima dos jovens e fortalecem também a convivência em grupo. A iniciativa do evento é ótima e acredito que deve continuar nos próximos anos para cada vez mais fortalecer esses vínculos que se tecem com a comunidade inteira. Sendo Gramado uma cidade de forte trajetória no cinema é preciso manter esses trabalhos para que essa não seja apenas uma iniciativa do festival, mas na sua essência uma oportunidade de reelaborar e projetar o futuro através da arte. Isso precisa estar acessível e incentivada a toda a comunidade”, relatou.

Os premiados

1° – Casos de Família – Colégio Estadual Santos Dumont, de Gramado, com a participação de estudantes de Três Coroas, São Lourenço do Sul e Pelotas.

Prêmio: Tour Uva e Vinho com Trem Maria Fumaça (para até 4 pessoas)- Brocker Turismo

2º – DNA – EMEF Senador Salgado Filho, Gramado

Prêmio: Noite Alemã com jantar, em Nova Petrópolis (para até 4 pessoas) – Turistur

3° – Julieta – Colégio Cenecista Visconde de Mauá, com a participação de estudantes de Canela, Novo Hamburgo e Pelotas.

Prêmio: Noite Gaúcha com jantar, Garfo e Bombacha (para 4 pessoas) – Turistur

4º – Realidade (Guerra) – Colégio Cenecista Visconde de Mauá, com a participação de estudantes de Taquara e Três Coroas.

Prêmio: Passeio de Agroturismo em Gramado (para até 4 pessoas)- VentoSul Turismo

5º – Pede pro teu pai – Colégio Cenecista Visconde de Mauá, com a participação de estudantes de Três Coroas e Ivoti.

Prêmio: Noite Italiana com Jantar, Cantina Linha Bella (para até 4 pessoas) – Linha Bella

6º – Conselhos de mãe – Colégio Estadual Santos Dumont, com a participação de estudantes de Pelotas, Três Coroas e Novo Hamburgo.

Prêmio: Entradas para o Parque Snowland (para até 4 pessoas) – Snowland

7º – Simplesmente família – Escola Municipal de Ensino Fundamental Maximiliano Hahn, de Gramado.

Prêmio: Pacote de entradas dos 5 Museus do grupo Dreamland (para até 4 pessoas) – Dreamland

Em virtude das inscrições limitadas, foram premiados os sete filmes inscritos, e os três últimos prêmios foram sorteados entre o público presente, sendo um jantar para quatro pessoas no Restaurante Sopas da Serra (Hotel Sky), quatro entradas para o Parque Minimundo (Minimundo) e quatro entradas no Parque Mundo Mágico Florybal (Florybal).

Sobre o Premiere Weekend

O projeto é uma iniciativa do Teach Beyond Brasil, Janz Team Gramado e da Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, e contou com o apoio da Prefeitura de Gramado, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, das secretarias de Turismo e da Cultura.

Parceiros do 1º Premiere Weekend: Gramadotur, Rádio Sorriso Serra, Rádio Gramado FM, Gemelo, Trendsetter Mkt, Dinâmica, Ervateira Ximango, Secretaria da Cidadania e Assistência Social, Gráfica Mazzurana, Cantor Nativista Marco Lima, Cia de Dança Vivarte, Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, Grupo Bocalis, Orquestra OSG Sopros, Clave Real produções, Clube de Desbravadores Águias da Serra, Drime, Pastoral de Apoio ao Menor e Adolescente (Pama), Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias (CRERH), Grupo Força Tarefa Serra Gaúcha, Empresa MedMicro, Grupo Desbravadores da Serra, Corpo de Bombeiros, Movimento Comunitário de Combate à Violência (Mocovi), Equipe AcampSerra, Brocker Turismo, Turistur, VentoSul Turismo, Cantina Linha Bella, Parque Snowland, Grupo Dreamland, Restaurante Sopas da Serra, Parque Minimundo, Parque Mundo Mágico Florybal, Psiquiatra João Alberto Slongo Martins, Psicólogo Marcelo Perpétuo, Psicólogo Carlos Theodoro de Albuquerque, Fundação Thiago Gonzaga, Marcelo Gualberto, Banda Coadjuvantes, Banda Tanlan e Banda Noah Rock.