Cerca de 700 pessoas aderem ao HeForShe em Gramado

0
1332
A ação que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a igualdade de gênero ocorreu em Gramado durante sete dias. Foto: Lilian Koppe


Buscando conscientizar e ter mais homens que defendam a igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. A assembléia legislativa, juntamente com o Gabinete da Primeira-Dama promoveu em Gramado, durante o Festival de Cinema, adesões ao movimento HeForShe – Eles Por Elas da ONU Mulheres. Cerca de 700 pessoas aderiram a causa nos sete dias que esteve na cidade.

Ator Werner Schünemann participa da ação

O ator Werner Schünemann, que integra o comitê gaúcho da iniciativa, participou da ação realizada na última sexta-feira, 25 de agosto, e destacou a importância da atividade. “Esse movimento das mulheres no Brasil é muito importante, porque a gente não tem muita noção de como é frequente e diário os números de mulheres espancadas e abusadas neste país. Nós temos mais de dez estupros coletivos por dia, e é inacreditável que isso aconteça no século XXI num país que acha que é um país alegre, um país cordato, e que na verdade não é, pois nós somos um dos países mais violentos do mundo, basta ver os números que a gente tem”, declarou o ator, que ainda falou dos vários tipos de agressões que as mulheres sofrem tanto nos ambientes privados, como públicos.

“No ambiente privado as ofensas, as humilhações, as agressões verbais, elas são meio que cotidianas no mundo brasileiro dentro das casas das pessoas. E essa é uma experiência que eu felizmente não tive, nem na casa de meus pais, nem dos meus irmãos, nem na minha, mas eu sei que somos exceção e esses números tem que mudar”, clamou Schünemann.

Ele ainda ressaltou que sua participação, na medida do possível, é de trazer uma visibilidade para o HeForShe – ElesPorElas, movimento esse que ganha adeptos e adesões sem parar o tempo todo. “Eu convido as pessoas a aderirem, e passarem a contribuir com informações, denúncias, argumentações, é disso que estamos precisando”, finalizou.

Prefeito adere a causa

O prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT), a primeira-dama Bianca Bertolucci, Frente Parlamentar, secretários municipais e servidores da Prefeitura de Gramado também participaram da ação e fizeram sua adesão. “A beleza deste movimento aliado à visibilidade do Festival vai gerar múltiplos efeitos, e essa é a nossa intenção, que esse movimento se propague e que se encerre de uma vez por todas essa verdadeira chaga que percorre o Brasil, que é a violência contra a mulher”, disse Fedoca. “Essa luta não pode ser apenas de mulheres, os homens têm que participar e fazer essa adesão, e quem quiser apoiar o movimento HeForShe – ElesPorElas pode fazer sua adesão no link www.heforshe.org/pt”, completou a primeira-dama do município.

Sobre o HeForShe

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado brasileiro a contar com uma representação do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto (PT), que busca criar compromissos institucionais e corporativos a serem incentivados e incorporados em empresas, governos e universidades pela igualdade de gênero.