Cerca de 5 mil participantes devem participar do Desfile Cívico

0
779
O início será às 9h e o trajeto percorre a Avenida das Hortênsias – da esquina com a Rua Garibaldi até a esquina com a Rua São Pedro. Foto: Carlos Borges.


Com o tema “Cidadania Comunitária”, Gramado promove no dia 7 de setembro o seu tradicional Desfile Cívico. O início será às 9h e o trajeto percorre a Avenida das Hortênsias – da esquina com a Rua Garibaldi até a esquina com a Rua São Pedro. A concentração dos colégios e entidades será na Rua Garibaldi.

A estimativa da Secretaria da Educação, que organiza o Desfile, é que aproximadamente 5 mil pessoas participem da atividade que homenageia a Pátria. Serão 27 escolas municipais, duas escolas estaduais (Escola Santos Dumont e Escola Nossa Senhora da Pompéia) e pelo menos 10 entidades ou instituições. O palco da apresentação e onde ficarão as autoridades será montado em frente ao Centro de Informações Turísticas.

Atração à parte, 13 bandas marciais já vêm se preparando há alguns meses para a o Desfile do dia 7 de setembro: Santos Dumont, Gentil Bonato, Pedro Zucolotto, Nossa Senhora de Fátima, Mosés Bezzi, Vicente Casagrande, Senador Salgado Filho, Maximiliano Hahn, Presidente Vargas, Henrique Bertolucci, Dr. Carlos Nelz – CAIC, Banda Infantil Mosés Bezzi e Nossa Senhora da Pompéia.

Mês Cívico – O tema do Desfile, “Cidadania Comunitária”, objetiva fazer com que jovens e adultos reflitam sobre diversidade cultural, respeito e cidadania. A ideia é que as escolas e instituições participantes repensem a sua identidade e sua importância na sociedade. As atividades em homenagem à Pátria ocorrerão durante todo o mês de setembro, durante o Mês Cívico. De 3 a 28, as 27 unidades de ensino fundamental e de educação infantil terão atividades próprias alusivas ao tema envolvendo alunos, professores e também a Secretaria da Educação, que em cada escola levará convidados especiais.

“A proposta do Mês Cívico está relacionada diretamente ao papel de cada cidadão na sua comunidade, com aquilo que cada indivíduo faz por si, mas principalmente por aqueles que estão ao seu redor, por exemplo, no bairro em que sua escola está inserida. Queremos que este seja um momento de repensarmos o que estamos fazendo em prol dos nossos irmãos, através de um resgate da história, da cidadania, e do que é ser Gramadense”, explica a Secretária da Educação, Gilça Silva.

Serviço: Desfile Cívico de Gramado

Quando: 7 de setembro, sexta-feira
Horário: 9h
Onde: O trajeto percorre a Avenida das Hortênsias – da esquina com a Rua Garibaldi até a esquina com a Rua São Pedro
Quem participa: as 27 escolas municipais, duas escolas estaduais (Escola Santos Dumont e Escola Nossa Senhora da Pompéia) e as seguintes entidades/instituições: Grupo de Escoteiros George Edward Fox, Secretaria de Esporte e Lazer, SESC Maturidade Ativa, Volks Clube das Antigas – Fuscas, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras, Grupo Trail Clube, Invernada Artística do CTG Manotaço, Cabanha Paraíso
* Em caso de chuva, o evento será cancelado