Cerca de 200 pessoas estiveram reunidas durante programação do Dia do Idoso

0
1728
O objetivo do evento foi reunir os Grupos de Convivência do município, as instituições e a população Gramadense que está na melhor idade. Foto: Carlos Borges.


Visando reunir os Grupos de Convivência do município, as instituições e a população Gramadense que está na melhor idade, o Conselho Municipal do Idoso de Gramado e a Secretaria da Cidadania e Assistência Social promoveram uma tarde comemorativa em alusão ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro. A iniciativa ocorreu nesta quarta-feira (3), no Expogramado, e reuniu aproximadamente 200 pessoas, contando com show de talentos, espetáculo teatral, confraternização e baile.

As aposentadas, Catarina Bertoldi, 67, e Neuza Costa, 60, são amigas, residem no bairro Floresta e estão sempre em busca de diversão. “Estávamos ansiosas pelo evento e adoramos toda a programação. Antigamente isto não existia, então é muito importante que hajam estas iniciativas, pois assim conhecemos gente nova e integramos cultura aos nossos passeios”, salientou Catarina.

O grande destaque da tarde comemorativa foi o Show de Talentos onde cada grupo pôde inscrever um idoso para realizar uma apresentação artística, como poesia, música e canto. O primeiro a subir ao palco foi Darci de Brito, do Grupo Azaleia, que cantou duas músicas gaúchas.

Já Vilma Machado e Paulo Quinelato, do grupo do SESC, trouxeram a tradição gaúcha em forma de dança. As senhoras do Centro de Referência de Assistência Social -CRAS Piratini realizaram a declamação de uma poesia e para encerrar os shows, o CRAS da Várzea Grande encantou a todos com uma dança coreografada em grupo.

Ao decorrer da tarde o monólogo “Só para altinhos”, com Davi de Souza, que trouxe sua personagem Dona Bastiana, rendeu boas risadas, e após o show de talentos ocorreu uma confraternização, sorteio de prêmios e baile com o “Trio de Ouro”, formado por Leno, Zeno e João Gaiteiro.

Integrante do SESC Maturidade Ativa, Sueli Ramalho, de 75 anos, participa de diversas atividades do grupo e também fora dele, como os Corais da UCS e Os Bacanas. “Estar na ativa e aprendendo coisas novas todos os dias me faz sentir viva. Precisamos desenvolver a mente e o corpo, manter hábitos saudáveis, e conviver com tanta gente me faz muito bem”, ressaltou a aposentada.

A Secretária da Cidadania e Assistência Social, Ana Maria Lovatto Sartori, comemorou o grande engajamento dos participantes em fazer o evento ser um sucesso. “Iniciativas como esta são de grande importância para os nossos idosos. Eles fizeram parte do processo de organização do evento, nos lanches e bebidas para a mesa compartilhada, além da darem um verdadeiro show mostrando seus talentos. Eles foram os protagonistas.” concluiu.

Além da Secretária da Cidadania e Assistência Social, o evento contou com a presença do Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, do Vice-Prefeito Evandro Moschem, da Presidente da Câmara de Vereadores Manu, do vereador Everton Michaelsen (MDB), do Presidente do Conselho Municipal de Direitos do Idoso, Vilnei Pinheiro Sessim, dos Grupos de Convivência Azaleia, Várzea Grande, SESC Maturidade Ativa, dos CRAS Piratini e Várzea Grande, e das casas de repouso Maria de Nazaré e Santíssima Trindade, e suas devidas equipes. Os grupos da Várzea Grande chegaram em grande estilo, já que o seu transporte foi ofertado pela Bustour, da Brocker Turismo.