Centenas de pessoas participaram da Semana Farroupilha de Gramado

0
1497
Integrantes do Coral Os Bacanas e o secretário da cultura Allan John Lino participando do último dia de Semana Farroupilha no Galpão da Hospitalidade. Foto: Laura Silveira.


O feriado do dia 20 de setembro contou com uma extensa programação. Centenas de pessoas passaram pela praça das etnias, onde em comemoração a Semana Farroupilha foi montado o Galpão da Hospitalidade. Uma série de apresentações artísticas e oficinas voltadas aos costumes gaúchos fizeram parte da grade de eventos que marcaram a Semana em Gramado.

O secretário da cultura de Gramado, Allan John Lino explica que o objetivo da programação deste ano era envolver a comunidade gramadense. “É a primeira semana farroupilha que eu construo junto com a equipe e estamos muito felizes com esta atividade porque conseguimos montar uma estrutura organizada. Mas temos a consciência e humildade que temos que buscar melhorias juntamente com a comunidade. Por isso, resolvi criar uma comissão para Semana Farroupilha 2018 e uma enquete onde a comunidade poderá decidir os artistas que irão participar. Tivemos também uma Semana Farroupilha descentralizada, o que fez com que o evento também fosse mais comunitário”, conta o Secretário.

Oficinas com foco na educação

Alunos da rede de ensino do município e do Projeto Sapeca participaram de oficinas de culinária, ministradas pela Emater, e de brinquedos gaúchos, realizadas por Fernanda Valente e Rodrigo Schlee. Além disso, comunidade e turistas puderam assistir aos espetáculos de artistas como Pedro Aquino, Pepeu Gonçalves, Juliano Bolfe, Ataliba e seu grupo e Evandro Martins.

Bate Papo comemora o Dia da Mulher Gaúcha

O Dia da Mulher Gaúcha foi comemorado no domingo (17). A escritora Leticia Wierzchowski, autora da obra “A Casa das Sete Mulheres”, protagonizou um bate-papo com o tema “Personalidades Femininas Gaúchas e Suas Contribuições Históricas”, no Galpão da Hospitalidade. Para mostrar um pouco sobre a importância da figura feminina, Elma Santana, Liliana Cardoso e Marlene Pastro realizaram a apresentação artística “A Mulher na Guerra dos Farrapos: história, música e poesia”.

O evento foi promovido pelo Gabinete da Primeira-Dama de Gramado. Foto: Marlova Martin

Cerca de 500 cuias de chimarrão foram feitas 

O representante da Erva-mate natural de Gramado, Volmir Pinto, conta que eles estiveram presentes todos os dias da programação e em média foram feitas mais de 500 cuias de chimarrão.

Eles ofereceram erva-mate, água e também comercializaram a erva produzida aqui na cidade. “Foram feitas centenas de cuias de chimarrão, eu me sinto muito feliz em poder participar integralmente da Semana Farroupilha. Eu ajudei a receber o povo e a dar explicações sobre o chimarrão. Passei um pouco de conhecimento sobre os costumes gaúchos”, comenta o representante.

Durante a Semana Farroupilha foi disponibilizada erva-mate, água quente para quem estivesse participando do evento no Galpão da Hospitalidade. Foto: Laura Silveira