Cemitério Municipal de Gramado passa por reformas e melhorias

0
1583
Várias melhorias foram realizadas no Cemitério Municipal


O Cemitério Municipal de Gramado, localizado na Rua Fredolino Guilherme Bier, bairro Planalto, tem passado por melhorias. Diversos serviços foram realizados nos últimos três meses pela administração municipal visando resolver problemas de espaço e recuperar a estrutura do local.

Foram construídas novas escadarias e as já existentes foram reformadas e ganharam pintura nova. Um muro entre a pracinha e o cemitério, para impedir a entrada e a saída de possíveis vândalos, também foi construído. O material para a construção do muro foi doado por um morador do bairro, evitando despesas aos cofres públicos.

Entre os demais serviços, estão incluídas ações como o fechamento de túmulos, a implantação de 120 metros de canos para água potável, a poda de 12 ciprestes e a limpeza geral para melhor visualização e segurança.

Próximas ações

Duas árvores de grande porte que estavam no meio de capelas foram retiradas, atendendo uma demanda antiga da população. As melhorias foram executadas pela Secretaria da Cidadania e Assistência Social com apoio da pasta de Obras.

Para 2018, a Prefeitura planeja a realização de levantamento topo cadastral, a regularização dos processos legais para administração do Cemitério, a solicitação para criação de cargos (zelador ou coveiro), estudo de viabilidade para construção de um ossário, cercamento com pedras de areia e tela, construção de um local coberto para acendimento de velas e rezas, aumento de iluminação com fotocélula, calçamento e escadas em locais adequados.