A automação residencial já não é mais algo futurista, ou então que víamos apenas em filmes, casas luxuosas ou construções tecnológicas. Esse cenário mudou, e a automação residencial vem se revelando uma possibilidade cada vez mais acessível e fundamental aos projetos, sejam em reformas ou edificações mais novas. As tecnologias utilizadas dentro de casa estão transformando em realidade o que antes era apenas ficção, proporcionando conforto, segurança e economia onde o próprio usuário estipula como será beneficiado com esse conceito. Veja a seguir, algumas das dúvidas mais frequentes sobre automação residencial.
Mas afinal, o que é automação residencial?
Automação residencial é a capacidade de criar, programar e agendar eventos para o funcionamento automático e personalizado de equipamentos em uma casa. Utilizando sistemas inteligentes ou integrados em uma controladora de automação, é possível monitorar e gerenciar toda a residência através de uma central inteligente via assistentes de voz, smartphone, tablet e internet.
O que é preciso para fazer uma automação residencial?
Primeiramente para se ter uma automação residencial, é preciso definir tudo que necessita ser automatizado, neste caso, é preciso estar com tudo em mente e pensar o que a residência e os moradores precisam no dia-a-dia. Para que tudo saia como planejado dois pontos são fundamentais: Contratar uma empresa especializada e qualificada para executar a tarefa de automação residencial e com profissionais de arquitetura, designer e engenheiros. Desta forma, evita-se desperdício de energia dos proprietários e retrabalhos, possibilitando a melhor integração da casa com os moradores, combinando design e tecnologia garantindo que todos os detalhes serão analisados com muito profissionalismo e carinho. Além disso os custos também poderão ser diluídos em até 30%, pois com os profissionais qualificados serão garantidos uma integração perfeita.
Quais são os tipos de automação residencial?
Existem dois tipos de automação residencial: CABEADA e SEM FIO. Elas têm o mesmo objetivo, mas funcionam através de sistemas diferentes.
Sistemas cabeados exigem, é claro, uma infraestrutura elétrica de cabos que passam por todos os módulos e chegam até o quadro central de automação. Se sua casa já estiver construída, provavelmente precisará de uma reforma para passar a infraestrutura necessária.
Sistemas sem fio, como o próprio nome indica, não necessitam de alterações estruturais. (Ótima opção para ambientes finalizados).
Normalmente, em centrais de automação sem fio, utiliza-se tecnologias que suportam o que é chamado de “rede mesh”, como o Zigbee, o Z-Wave ou Bluetooth Mesh, wi-fi, pois elas permitem criar redes de longo alcance mais estáveis.
Quais os custos de uma automação?
Depende muito da necessidade do cliente e dimensões a serem automatizadas, mas podemos partir de um piso de R$4.000,00 com uma automação de entrada podendo chegar a um valor superior a R$30.000,00.
Quais as vantagens da automação?
As maiores vantagens em uma automação é o aumento da economia, Segurança e conforto nas rotinas do seu dia. Com o uso de dispositivos específicos de automação, tais como termostatos e lâmpadas inteligentes, é possível identificar os pontos onde há maior consumo de energia na casa e reduzir esses gastos com facilidade.
Além disso, como você consegue ligar e desligar as luzes da sua residência por meio de aplicativos e assistentes de vozes, é possível acionar as lâmpadas quando necessário, para que os cômodos vazios não utilizem a energia sem necessidade.
Isso se aplica a sistemas de ares-condicionados, calefação e pisos aquecidos.
É possível até mesmo identificar os custos que estão ocorrendo por ambientes, trazendo muito mais economia para a casa em todos os aspectos além de valorizar o imóvel.
O que vale a pena automatizar em uma casa?
São diversas as opções que podemos controlar em uma residência, assim como temos os aplicativos para chamar a nosso transporte, redes de alimentos, também temos a opção de controlar o nosso lar. Abaixo seguem algumas opções do que podemos controlar:
-Sensor de fumaça
-Tomadas inteligentes
-Medidor da qualidade do ar
-Chuveiros inteligentes
-Aspirador robô
-Previsão do tempo
-Espelho inteligente
-Lareiras
-Irrigação de plantas
-Aquecimento de pisos
-Pet care
-Iluminação de lâmpadas;
-Temperatura; (ar- condicionado, piso aquecido, calefação)
-Abertura de portões e portas;
-Televisor, receiver, amplificadores, receptores
-Eletrodomésticos.
-Controle de Home theater, som ambiente, salas de cinema
-Fechamento de persianas;
-Ativação de alarme;
Enfim, o objetivo da automação residencial é oferecer aos moradores mais praticidade e facilidades através do gerenciamento remoto da residência. Entre os principais benefícios, estão a oportunidade de otimizar mais o tempo em função da redução das tarefas rotineiras, o conforto, a economia e a segurança. Trata-se de uma solução que proporciona um conforto antes não imaginado aos seus utilizadores com uma tecnologia flexível e expansível e que se adapta às mais diversas faixas etárias.

Fonte: SMARTHALL – Automação de Ambientes
Contato: (54) 99185 1368
e-mail: projetos@smarthall.com.br
Site: www.smarthall.com.br
Instagram: @smarthallbr
Até semana que vem!
Liliane Colório
Designer de Interiores
E-mail: liliane.decorusinteriores@gmail.com
Fone: (54) 98134 2721
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/lilianecolorio.decoradora/?hl=pt-br