Carvoeiros de Gramado são orientados sobre regularização das atividades

0
1314
As visitas técnicas aos carvoeiros de Gramado ocorreram no bairro Várzea Grande e Serra Grande. Foto: Divulgação/Prefeitura de Gramado.


Na última quarta-feira, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceira com a Secretaria da Agricultura, promoveu visitas técnicas a agricultores carvoeiros de Gramado, nos bairros Várzea Grande e Serra Grande.

Até o final do mês de novembro, oito áreas de produção de carvão serão visitados pelas Secretarias para as devidas orientações sobre as práticas carvoeiras e os requisitos para a regularização da atividade. As ações visam o fortalecimento quanto à definição dos critérios para o licenciamento da atividade de produção de carvão vegetal em fornos, no município de Gramado, conforme as resoluções CONSEMA 315/2016 e 365/2017.

A atuação conjunto das Secretarias tem por objetivo o desenvolvimento sustentável para a produção de carvão vegetal, comprometida com as boas práticas ambientais.

É válido ressaltar que todos os agricultores enquadrados na agricultura familiar e que exercem a função de produção de carvão em fornos devem fazer a entrega da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou documento de identificação da agricultura familiar, na secretaria do Meio Ambiente.