Cartório especializado para atender mulheres inaugura 8 de março

0
1214
O serviço busca ajudar as mulheres que são vítimas de violência. Foto: Carlos Borges.


Mais um passo importante foi dado em Gramado no combate à violência doméstica e familiar e na defesa dos direitos das mulheres. A iniciativa partiu da primeira-dama do município, Bianca Bertolucci, que juntamente com a equipe do seu gabinete, buscou incessantemente trazer este serviço para a cidade, a fim de ajudar as mulheres que são vítimas desta violência.

No próximo dia 8, às 18h30min, juntamente com a comemoração do Dia da Mulher, será inaugurado na cidade um cartório especializado para atendimento às mulheres, que ficará localizado no mesmo prédio da Polícia Civil de Gramado, mas que contará com um atendimento diferenciado, preservando as mulheres que passam pela situação de violência.

“Desde o início da administração, quando tive a oportunidade de assumir o Gabinete da Primeira-Dama, meu objetivo era o de buscar uma maior igualdade entre gêneros. Infelizmente, muitas mulheres são vítimas dentro de sua própria casa, que parte justamente daqueles que deveriam ser seus cúmplices, e não seus algozes. E trazer um cartório especializado é uma grande conquista, que vai preservar estas pessoas para que elas possam ter uma maneira de sair deste ciclo de violência”, afirma Bianca.

A inauguração contará com a presença do chefe de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, que foi um dos responsáveis por esta conquista. “O Delegado Emerson foi de suma importância para que pudéssemos ter este avanço na cidade. Esteve sempre à disposição, e nos ajudou quando necessitamos. Hoje, trouxemos este cartório por causa do empenho da nossa equipe, e da ajuda da equipe do delegado, e do ex-deputado estadual Vinicius Ribeiro, que foi de grande valia. E nada mais especial do que iniciar o funcionamento deste cartório justamente no dia da Mulher, um dia que marca esta luta que temos”, finaliza a primeira-dama.

Bianca ainda comenta que “o cartório foi pensado e idealizado por conta do aumento em 227% dos nossos serviços, sentimos a necessidade de buscar um atendimento efetivo e individual na Delegacia para as Mulheres. Nossos números expressaram a importância de termos uma proteção às vítimas de violência. Muitas mulheres ainda têm vergonha e medo de denunciar ao mesmo tempo em que elas estão buscando cada vez mais orientações a respeito. Por isso, coube a nós proporcionar um ambiente onde ela se encoraje.

É preciso que se faça um boletim de ocorrência para receber auxílio da polícia e romper este ciclo, colocando em primeiro lugar sua integridade física e psicológica. O sucesso no atendimento é essencial para que mais mulheres se sintam seguras para denunciar e, consequentemente, para que todos os crimes – inclusive os que não são notificados atualmente – possam ser investigados e os culpados, punidos. Este é um legado que vamos deixar para Gramado, mas vamos continuar pressionando o Estado por mais conquistas”.

Para que a mulher se sinta bem e confortável no local ao receber o atendimento individual, o acolhimento será feito por uma policial mulher capacitada para atender cada caso.

A implantação do cartório especializado para atendimento às mulheres em Gramado teve apoio da agência Coletivo Yes, com a projeção do espaço; Sandro Bazzan, presidente do MOCOVI, que reformou o local; e a Masotti Saldos e Pontas, que doou itens de decoração e mobiliário para o cartório.

SERVIÇO

Inauguração do cartório especializado de atendimento à mulher
Dia: 8 de março, às 18h30min
Local: em cima da Delegacia de Polícia Civil de Gramado, Av. das Hortênsias, 415)