Capacitação visa reforçar a qualidade da alimentação nas escolas

0
1466
As cozinheiras participaram de uma atividade prática na padaria municipal, ministrada pelo padeiro da padaria, Natanael Contreiras. Foto: Renata Garcia.


Mais do que nunca, sabe-se que a alimentação é um dos pilares de uma educação de qualidade. A elaboração de uma boa merenda auxilia no desenvolvimento, aprendizagem e rendimento de milhares de alunos da rede municipal de Gramado. Pensando nisso, durante as duas últimas semanas, a Secretaria da Educação promoveu uma capacitação continuada às 21 cozinheiras concursadas ou nomeadas no ano de 2017.

Nos quatro dias de capacitação, as profissionais puderam ampliar seus conhecimentos, vivenciar novas experiências, e tirar dúvidas sobre as práticas e métodos, que podem ser aplicados nas cozinhas das 27 escolas municipais.

Durante o treinamento, as cozinheiras participaram de palestras sobre noções básicas de nutrição e receberam orientações sobre boas práticas de manipulação, garantindo uma alimentação segura aos mais de 5 mil alunos da rede municipal. Ainda aprenderam sobre a alimentação lactante até os dois anos, bem como suas restrições, através da apresentação do guia da alimentação brasileira.

“Buscamos capacitar todos os blocos da educação de Gramado. Oportunizar formações continuadas para as cozinheiras é a melhor forma de sabermos que nossos estudantes receberão a melhor alimentação e cuidado possível”, salienta a secretária da educação, Gilça Silva.

A cozinheira da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Scholl, Maria Aparecida Ferreira, disse que toda capacitação foi muito construtiva para o grupo. “Essas formações são ótimas, pois podemos aplicar todas essas novas ideias nas escolas. Gostei muito da parte de higienização de alimentos, mas todas as etapas só vieram a agregar conhecimento para nós. A Secretaria da Educação está de parabéns!”, comenta ela.

Além das capacitações internas da secretaria, o grupo também realizou atividades práticas. Na primeira semana, as cozinheiras visitaram a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), do Hospital Arcanjo São Miguel. “A oportunidade serviu para o entendimento do dia a dia na Unidade e como as questões de higiene são essenciais para a elaboração dos alimentos”, explica a nutricionista, Thayse de Oliveira.

Na segunda semana, ocorreu o treinamento com o Chef Muskito, sobre as práticas de lavagem de hortifrútis, coleta de amostras e uso de termômetros e medição de temperatura. A atividade foi realizada na cozinha experimental da entidade beneficente Damas de Caridade. Atualmente, o Chef ministra cursos no espaço Locanda e Espaço Gourmet Moscerino.

Como forma de encerramento, na última sexta-feira (16), as cozinheiras participaram de uma atividade prática na padaria municipal, ministrada pelo padeiro da padaria, Natanael Contreiras. A formação foi direcionada à elaboração de pães, bolos e cucas.

A padaria municipal produz em média 1700 pães por noite, que são distribuídos na primeira hora da manhã, para atender o cardápio diário das escolas municipais de Gramado.