Canela promove caminhada pelo Setembro Amarelo na próxima segunda-feira (30)

0
449
Palestra na Câmara Municipal na terça-feira (24). Foto: Márcio Cavalli.


A programação em torno do Setembro Amarelo, uma campanha que visa à prevenção do suicídio, terá uma caminhada marcada para a próxima segunda-feira (30), no Centro. As atividades iniciam-se no multipalco, às 9h30, com aula de zumba. Em seguida, os participantes farão o trajeto até a Catedral de Pedra.

A programação total deverá durar duas horas, e as atividades são abertas e gratuitas. O Centro de Atenção Psicossocial de Canela (CAPS) pede que os participantes vistam uma peça de roupa amarela.

Já na terça-feira (24). ocorreu palestra na Câmara Municipal, voltada a professores da rede municipal. O tema foi o acolhimento das questões da adolescência, abordado pela psiquiatra Ana Matinez e pela psicóloga Soraia Manara.

Na ocasião, a enfermeira Caline Andrade expôs dados a rede pública. Dos 10.885 atendimentos realizados pelo CAPS em 2018, 5% refere-se a tentativas de suicídio*, 15% ideação suicida com plano** e 40% somente ideação***.

Ato intencional de matar a si mesmo; ato de autoagressão cuja intenção é a morte.

** Quando a pessoa vai desde o flerte até o planejamento detalhado, a encenação e o parassuicídio, que pode ser deliberadamente construído para falhar ou ser realmente letais.

*** Termo médico utilizado para se referir a pensamentos sobre suicídio, que podem ser tão detalhados quanto a formulação de um plano, sem o ato suicida propriamente dito. Embora muitas pessoas que desenvolvam uma ideação suicida não venham a cometer suicídio, algumas prosseguem com a ideia e tentam tirar a própria vida.