Canela: Nossa Senhora de Caravaggio é homenageada

0
875


Centenas de carros particulares, caminhões e frotas de empresas lotaram o entorno da Catedral de Pedra para participar da Romaria Motorizada, que chegou ao Santuário de Caravaggio por volta das 9h30, quando os participantes receberam uma bênção. Às 11h30 ainda havia engarrafamento na Av. Cônego João Marchezzi, que leva ao Santuário, por cerca de 7km. Pessoas de bicicletas e motocicletas também participaram.

A imagem peregrina foi conduzida no caminhão do canelense Ivan Pedro de Quadros, motorista profissional há 30 anos e que estava na fila para a honraria, há 15. Ivan disse que foi uma surpresa quando os organizadores entraram em contato com ele, pois achou que demoraria ainda mais alguns anos para chegar sua vez.  Para ele o significado de levar a imagem da Santa de Caravaggio na romaria é de gratidão, e afirma, com lágrimas nos olhos: “Ela é nossa Mãe, nossa devoção é toda Dela. Ela é tudo para gente.”  Ivan estava acompanhado da esposa Verônica.

A fé e devoção a Nossa Senhora de Caravaggio é vista nos olhos marejados dos que participam da romaria e do público que aplaude o cortejo nas calçadas. Muitos pagadores de promessas se dirigiram ao Santuário a pé, de pés descalços, carregando velas e flores para agradecer por graças alcançadas.

Às 14h30 será celebrada uma Missa Campal, em frente ao Monumento da Prece, presidida pelo reitor do Santuário, Padre Victor Farias, que comemora o sucesso da romaria de hoje e diz que “celebrar a fé ajuda as pessoas a superar as dificuldades.”

No dia da Mãe de Caravaggio, 26 de maio, ocorrerá mais uma Romaria Motorizada, em Canela, saindo da Catedral às 8h30, rumo ao Santuário. Neste dia, a Missa Campal, das 14h30, será celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Zeno Hastenteufel.

Os organizadores do evento reforçam o pedido para que as pessoas não desçam dos automóveis e nem se dirijam a pé ao Santuário, no dia 26, a fim de evitar aglomeração em função da pandemia do Covid-19.