Canela inicia agosto com cronograma para qualificação de servidores

0
285


Desenvolvido com o objetivo melhorar o ambiente para os pequenos negócios e promover a implantação de políticas de desenvolvimento municipais, o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS inicia agosto com um cronograma de ações fortalecido. Conforme o planejamento estratégico, até o final do ano estão previstas iniciativas de qualificação profissional de gestores e empresários locais nos eixos de Educação Empreendedora, Desburocratização e Compras Públicas e inovação do programa – além da continuidade das atividades do eixo Liderança.

O alinhamento entre demandas locais e a implementação de soluções é resultado da sinergia e troca de experiências estabelecidas entre Sebrae RS e a Prefeitura Municipal de Canela. Uma reunião neste mês de julho permitiu o alinhamento ainda para outras iniciativas ligadas a oportunidades para o desenvolvimento econômico local, como Redesim, Balcão do Empreendedor e Projeto de Lei de Liberdade Econômica. Outro avanço da parceria gira em torno da expectativa para a utilização da estrutura do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (CIDICA), que deve abrigar e concentrar futuras ações.

‘‘A expectativa é muito boa, temos convicção de que Canela reúne características e potencial empreendedor significativos’’, destaca a gestora de políticas públicas do Sebrae, Clara Salgado. Segundo ela, o constante trabalho de mapeamento e melhorias promovido pelo Sebrae RS permite a identificação de oportunidades e soluções que vão ao encontro de necessidades regionais específicas.

Entre consultoria, pesquisa, cursos e workshops, o Cidade Empreendedora prevê a qualificação de servidores municipais em temas como por exemplo atualização para agentes de desenvolvimento (Eixo Liderança); educação financeira e empreendedora (Eixo Educação Empreendedora, para professores); simplificação de processos, licenciamento automático e orientação para Microempreendedores Individuais – MEIs (Eixo Desburocratização), e elaboração de plano anual de compras públicas municipais, adequação para processos licitatórios (Compras Governamentais). O eixo de valorização das empresas locais começará a acontecer após inauguração do CIDICA. A parceria Sebrae RS e Prefeitura Municipal inclui ainda o eixo personalizado de Inovação, o qual possui foco voltado para a consultoria e capacitação para potencializar o ecossistema de Inovação de Canela.

De acordo com o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela, Luciano Melo, a perspectiva é consolidar Canela enquanto uma nova matriz econômica da região focada em inovação e tecnologia. ‘‘É uma revolução para o município. Queremos criar um ambiente empreendedor fortalecendo a integração de todos os segmentos econômicos da cadeia produtiva local pensando no presente, mas principalmente no futuro’’, explica.