Campeonato de jiu-jitsu reunirá mais de 700 atletas de Gramado

0
999


Mais de 700 atletas são esperados para o International Pro de Gramado, que ocorre no dia 8 de julho, domingo, no Ginásio José Francisco Perini, o Perinão. O evento integra a segunda etapa do calendário da UAE Jiu-Jitsu Federation no Brasil/temporada 2017/2018.

O propósito do evento é promover a prática do jiu-jitsu, uma das artes marciais mais conhecidas e difundidas no mundo. A comunidade Gramadense é convidada a prestigiar o campeonato, que tem início às 9h, e terá ingressos disponíveis no Ginásio Perinão, durante o evento.

A competição é uma parceria da Prefeitura com a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu (FBJJ). A etapa já começa a contar pontos para o cobiçado ranking da UAEJ Jiu-Jitsu Federation. “Ficamos muito honrados em ter mais um evento no calendário da Secretaria de Esporte do município. Ações como essa fomentam o turismo esportivo, trazendo centenas de pessoas para desfrutar das belezas de Gramado”, destaca o secretário da pasta, Jacó Schaumloeffel.

Os atletas já entram em concentração no sábado, dia 7, quando participarão de diversos workshops preparatórios e de capacitação. “Será uma oportunidade para revisarmos as regras do jiu-jitsu e, principalmente, para que os atletas possam tirar qualquer dúvida sobre a arte marcial e a competição”, ressalta Elias Eberhardt, membro da UAEJJF. Inicialmente, o evento estava previsto para ocorrer em maio, mas foi transferido por conta da paralisação dos caminhoneiros e desabastecimento de combustível.

Transmissão ao vivo – O canal Combate transmitirá ao vivo as finais do UAEIJJF em Gramado, pela Sky (nº 190), pela Vivo TV (nº 161) e pela Oi TV (nº 360).

Ingressos – Os ingressos serão disponibilizados à comunidade no valor de R$ 10 e podem ser adquiridos na bilheteria do Perinão, no dia do evento. Não haverá venda antecipada de ingressos.

Novas oportunidades através da inclusão

Não existem barreiras na hora da prática do esporte e com o jiu-jitsu não seria diferente. Durante o final de semana de 7 e 8 de julho, cerca de 60 atletas de parajiu-jtsu estarão presentes na competição. A categoria é composta por competidores que tenham algum tipo de deficiência mental ou física.

O parajiu-jitsu é o esporte que mais oferece inclusão para atletas portadores de deficiência, pois possui 18 classificações funcionais. Paraplégicos, tetraplégicos, cegos, portadores de síndrome de down, cadeirantes, amputados e muitos outros encontram um tipo de competição dentro do esporte.

Segundo o presidente da Federação Brasileira de Parajiu-Jitsu, Elcirley Luz Silva, mais do que uma ferramenta de inserção, a prática do esporte ajuda as pessoas a se adaptarem a um novo mundo, que é desafiador, diariamente. “Para muitos atletas, essa oportunidade é uma chance de recomeço, de adaptação. Durante esse final de semana, atletas do Brasil todo virão a Gramado para superar desafios”, comenta. “É importante que a comunidade, principalmente as pessoas que também portam algum tipo de deficiência, compareça à competição. A história de garra, coragem, determinação e superação desses atletas pode servir de incentivo para centenas de pessoas”, finaliza.