Caminhos de Caravaggio é oficializado como complemento do Caminho de Santiago de Compostela

0
764
Prefeitos dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela, além de representantes da Associação dos Amigos dos Caminhos de Santiago de Compostela no Rio Grande do Sul (Acasargs), assinam o documento. Foto: Carlos Borges.


O Roteiro Caminhos de Caravaggio agora será complementado ao Caminho de Santiago de Compostela. A oficialização da parceria se deu durante a Feira Internacional de Turismo (FESTURIS), na sexta-feira, 8, no estande da Prefeitura de Gramado.

Na ocasião, os prefeitos dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela, além de representantes da Associação dos Amigos dos Caminhos de Santiago de Compostela no Rio Grande do Sul (Acasargs), assinaram o documento que oficializa o credenciamento dos Caminhos de Caravaggio junto ao roteiro europeu.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) falou sobre a importância da parceria.

“Gramado estava nessa expectativa, acredito no projeto e espero que ele seja tão bem-sucedido no seu desenvolvimento quanto foi na sua criação”, ressaltou.

Gilberto Adâmi, da Acasargs, explicou que após a oficialização, o complemento do trajeto valerá para o percurso chamado de “A Coruña”, que integra o caminho inglês.

“É uma ferramenta muito importante, porque a partir de agora, as pessoas que quiserem fazer o Caminho de Santiago, saindo da Corunã, com 75 quilômetros, poderão validar os outros 25 para completar os 100 quilômetros, que é uma imposição da Catedral para que os peregrinos possam receber o certificado de peregrinação em Santiago de Compostela. Para nós essa iniciativa é muito boa porque atrairá muitas pessoas interessadas em fazer os dois momentos, o Caravaggio e o caminho complementar”, detalhou Adâmi.

Para ter acesso ao benefício, o peregrino deve solicitar um passaporte para a Acasargs. O contato pode ser realizado pelo site: acasargs.com.br