Câmara homenageia Damas de Caridade

0
426
A proposta foi de autoria da vereadora Rosi Ecker. Foto: Câmara de Vereadores.


A Associação Damas de Caridade, que comemorou 57 anos de instalação no dia 24 de março, recebeu da Câmara Moção de Aplausos pelos anos de atuação no município de Gramado. A proposta é de autoria da vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas).

“Divido esta homenagem com todas as pessoas, que passaram pelas Damas ao longo desses 57 anos, a todas que ajudaram a escrever a história desta instituição, parte delas estão aqui esta noite, então é para vocês esta homenagem também, a todas as pessoas que não medem esforços para ajudar, pois as Damas são como coração de mãe sempre cabe mais um”, disse Viviane Cardoso.

“Que honra prestar esta homenagem pelo trabalho de todas vocês de 57 anos, o trabalho de vocês é auxiliando as famílias, com as crianças e isso nos comove, como é bom ter estes projetos, ter as Damas fazendo este trabalho tão lindo dentro da nossa comunidade, parabéns por este trabalho fantástico de vocês”, destacou a proponente, vereadora Rosi Ecker Schmitt.

Histórico

A Associação Damas de Caridade foi fundada 24 de março de 1962, seu objetivo é desenvolver atividades na área assistencial, promocional, recreativa educacional, visando auxiliar famílias e crianças necessitadas. A Associação tem sua sede na Rua São Pedro, 85, Centro. Possui um prédio próprio de quatro andares, o qual loca algumas salas para assim conseguir se manter.  Desde o ano de 2009, a Associação busca promover a qualificação, através de cursos e oficinas que são oferecidos para a comunidade.  A maioria dos cursos oferecidos são gratuitos e em alguns é cobrado apenas uma taxa de inscrição com valor simbólico. Trabalham na instituição sete pessoas.  Para conseguir realizar os cursos, a Instituição conta com o apoio de alguns profissionais, algumas empresas e do SENAR-RS. Neste ano, as Damas também receberam um valor do CMAS para ser utilizado nos cursos de qualificação.   Desta forma, a Instituição consegue oferecer uma qualificação acessível e de qualidade para as pessoas da comunidade.  Nestes primeiros cinco meses de 2019, a Instituição já atendeu, através de seus cursos, 469 pessoas.

* Oficinas de Artesanato;

* Curso de Patchworck;

* Curso de Corte e Costura;

* Curso de Garçom e Garçonete;

* Curso de Customização;

* Oficina de Materiais Reciclados;

* Cursos de Informática;

* Cursos de Culinária:

– Pizzas;

– Tortas e Docinhos;

– Biscoitos e Bolachas;

– Macarrons;

– Massas e Molhos;

– Risotos Italianos;

– Sopas, Caldos e Cremes;

– Pastas, Patês e Terrines;

– Ovos de Colher;

– Doces Finos;

– Bebidas Charmosas.

* Cursos Bonecos de Pano;

* Curso de Plantas Medicinais;

* Palestras Motivacionais.

Além dos cursos e oficinas a Associação doa roupas para as famílias necessitadas e também algumas cestas básicas.